São Paulo/SP--(
DINO - 25 jan, 2018) - A startup iMoving, marketplace que opera por meio de uma plataforma tecnológica conectando empresas de mudanças e consumidores em busca da contratação de serviços de transporte de mudanças, acaba de anunciar que está desenvolvendo o primeiro sistema de precificação inteligente de mudanças do mercado brasileiro, que estará disponível para todas as empresas de mudanças cadastradas na plataforma logo após o carnaval.
A precificação inteligente é uma estrutura tecnológica de precificação automatizada com base em modelos estatísticos complexos que usam algoritmos alimentados por informações internas da transportadora, como por exemplo a distância do transporte em km, gasto de combustível, cubagem da mudança, serviços adicionais, quantidade dos insumos, tamanho da equipe, data da prestação do serviço de transporte, possíveis rotas e pedágios, custo do seguro, tipo de imóvel de saída/destino, grau de dificuldade da mudança e outras variáveis.
Com o passar do tempo, a plataforma aprende a otimizar o preço de acordo ao histórico, à região, à sazonalidade, aos custos fixos e variáveis do frete, ao grau de dificuldade da prestação do serviço e à própria concorrência. Empresas como 99 Táxis, Amazon e Uber já usam a precificação inteligente há bastante tempo no mundo inteiro, beneficiando seus consumidores com respostas mais rápidas e tarifas mais justas.
Nas palavras do CEO do iMoving, o brasileiro Roger Madeira, "Neste momento, nossos algoritmos estão aprendendo a quantificar, qualificar e a precificar aproximadamente 750 datapoints formadores de preço a partir de todas as mudanças já realizadas pela plataforma em várias regiões do Brasil. E isso é muito importante, por que várias transportadoras de mudanças encontram dificuldades na hora de enviar um orçamento ao cliente. E enquanto algumas empresas respondem com um preço alto demais, outras respondem com um preço baixo demais, o que provoca desconfiança no cliente, que não acredita na seriedade nos orçamentos recebidos e perde o respeito pela transportadora."
Outro objetivo da plataforma é o de criar oportunidades para as transportadoras de mudanças, facilitando a venda de uma mudança de ida e uma outra mudança na volta, formato conhecido como mudança com aproveitamento. Como exemplo, em vez de cobrar 5.000 reais de um cliente cuja mudança vai de SP ao Rio, o iMoving encontra uma mudança que vem do Rio pra SP e precifica ambas para 4.000 reais, baixando o preço para ambos os clientes, evitando que o caminhão da transportadora volte vazio e aumentando o retorno da empresa de mudanças.
Segundo Madeira, "A Precificação Inteligente vai resolver vários problemas. O cliente vai ser beneficiado com respostas mais rápidas na hora de saber o preço da mudança, vai receber preços mais justos, preços gerados com critérios claros, e ao fim, a tecnologia envolvida no processo de precificar mudanças vai eliminar as situações em que o transportador cobra do cliente um valor adicional no dia da mudança, com a desculpa de que precisou de mais caixas, mais insumos ou que a mudança deu mais trabalho do que deveria."
"Mas ao mesmo tempo, continua o executivo, a transportadora ganha tempo e automação de vendas, além de inteligência no processo como um todo. Se uma transportadora envia 50 orçamentos para 50 clientes mas não fecha nenhuma venda, a empresa nunca vai identificar o motivo da recusa. Podem ter sido preços altos demais ou preços baixos demais, pode ser a praça, a expectativa dos clientes, as formas ou as condições de pagamento enviadas. Mas também podem ser motivos do lado dos próprios cliente, que simplesmente desistiram da mudança. Portanto, se a transportadora conseguir identificar esses motivos, certamente teremos preços mais justos, mais vendas, mais clientes felizes e obviamente, menos transportadoras de mudanças quebrando."
Um exemplo claro da plataforma é a redução de preços no caso da contratação de mudanças com aproveitamento, em que, dependendo do tamanho da mudança, da distância e do grau de dificuldade, a plataforma pode reduzir o preço do serviço, caso o cliente decida por esse formato, em vez de uma mudança exclusiva, criando preços mais baixos e fornecendo incentivos ao cliente e aumentando a conversão.
De qualquer forma, a plataforma de precificação inteligente do iMoving não ultrapassa os limites que foram previamente estipulados por meio de informações como custos do serviço e a margem mínima de lucro desejado. Dessa forma, a plataforma nunca venderia mudanças abaixo do limite de preço determinado pela empresa de mudanças. Ao mesmo tempo, a plataforma tem variáveis que impedem a cobrança inflacionada, superfaturando o preço e denegrindo a imagem da transportadora de mudanças.
Sobre o iMoving
O iMoving é uma plataforma tecnológica que conecta transportadoras e consumidores em busca da contratação de serviços de transporte de mudanças, cuja proposta é tornar o processo de mudança de residência mais fácil, rápido, barato e seguro para o consumidor, ao mesmo tempo em que gera um volume maior de negócios para as transportadoras. Lançada em 2011 nos Estados Unidos, chegou a intermediar a realização de 7 milhões de mudanças em 11 meses. A versão brasileira recebeu R$ 3 milhões de investimentos e conta com um servidor de Machine Learning com Inteligência Artificial e Big Data, capaz de comparar milhares de orçamentos de mudanças com base em mais de 12 mil datapoints diferentes. Seus aplicativos são gratuitos e podem ser encontrados no endereço:
https://www.imoving.com.brWebsite:
https://www.imoving.com.br