Releases 03/12/2015 - 16:46

Degustador iniciante de cervejas artesanais? Confira essas dicas.


Curitiba, PR.--(DINO - 03 dez, 2015) - As cervejas artesanais têm crescido consideravelmente no mercado atual. Produzida das mais diferentes formas possíveis, a cerveja artesanal é completamente diferente das cervejas de lata compradas diariamente no supermercado. Elas têm um refino maior, uma produção mais elaborada e é destinada para apreciadores, como o vinho, por exemplo ? inclusive, em muitas analogias, a cerveja artesanal pode ser categorizada num espaço como o bom vinho, destinada a degustadores e apreciadores de uma boa bebida. Esse tipo de bebida se popularizou muito nessa metade de século XXI, tendo um grande mercado de apreciadores e consumidores.

Porém é preciso seguir algumas dicas para se tornar um apreciador. Alguns conselhos que podem cair bem para não "passar vergonha" quando estiver tomando sua cervejinha. Também aqui elencaremos um pequeno guia com dicas de ótimas cervejas artesanais para iniciantes, com algumas características delas para o novo degustador apreciar sem medo.

Algumas dicas para o degustador iniciante:

- Sem preconceito: Seja a favor de tudo e de todas. Diversos tipos de cervejas existem, não só as oriundas da cevada. Milho, arroz, trigo e muitas outras variáveis. Todas ótimas para se experimentar e quebrar o preconceito com a cerveja que não possui cevada em suas fórmulas.

- Conheça seu próprio estilo: Existe uma centena de cervejas artesanais registradas dos mais variados tipos. Por isso foque nas suas preferidas de início (uma mais fraca, uma mais amarga, mais escura, mais clara...) e, após experimentar, vá avançando para as demais.

- Preços e pontos de venda: Antigamente, apreciar cerveja artesanal era estar aprisionado em lojas especializadas com preços exorbitantes. Com o tempo e a popularização, bares começaram a incluir em seus cardápios a opção por cervejas artesanais. Hoje, os supermercados também abriram suas portas automáticas para a novidade que só cresce. Na questão preço, o supermercado sempre será o menor, devido a trabalhar com volume maior, porém não tem tanta variedade quanto um bar ou lojas especializadas.

- Estabeleça um orçamento e registros: Reserve um dinheiro contado para as cervejas do mês e registre cada diferente tipo de cerveja degustado. Experimente, anote e compartilhe.

- Busque informação, troque ideias: Existem muitos apreciadores de cerveja, muitos bares, muitos locais especializados em venda de cerveja artesanal. Por isso, busque informações, pesquise, registre. Não deixe de buscar sempre informações em mais de uma fonte para considerá-la como um fato concreto.

Guia: Algumas ótimas opções para degustadores iniciantes.

- Schmitt Barley Wine: Escura e de gosto bastante encorpado, é uma das melhores do mercado nacional. Com cravo e lúpulo bem presentes em seu sabor, além de um aroma floral.

- Leffe Blond: Se a Schmitt é da família das escuras encorpadas, a Leffe Blond é uma ótima representante das claras suaves. Um gosto bastante presente de cravo e banana com um aroma bem leve.

- Chimay Bleu: Uma combinação das duas últimas. Escura, mas de gosto leve. A Chimay Bleu tem uma presença bastante forte em seu aroma e leve gosto de grãos de café.

- La Fin Du Monde: Uma prova de que boas cervejas Ales não são apenas belgas. A canadense La Fin Du Monde é uma cerveja bem balanceada tanto no aroma quanto no sabor.

- Amsterdam Maximator: Com 11,85% de teor alcoólico, ela talvez seja para os que gostam de cerveja forte e com gosto marcante, digamos assim. O gosto e o aroma de laranja se sobressaem.
Website: https://www.facebook.com/beernbrew