Releases 23/11/2016 - 10:39

7 dicas para gestão de franquias e lojas com ferramenta especializada


(DINO - 23 nov, 2016) - Controlar estoque, gerir fornecedores e melhorar a comunicação com parceiros é fundamental para obter retorno em qualquer loja ou franquia. Por isso, é extremamente importante que o comerciante utilize sistemas que melhorem e facilitem essa gestão.

De olho nisso, a rede social Luckro "abriu suas portas" em 2015, sendo uma das 10 startups selecionadas no UP Innovation Lab, da Accenture, programa de seleção de startups brasileiras.

"A Luckro promove a comunicação entre varejistas, vendedores e marcas, através de uma plataforma intuitiva e colaborativa", conta Jorge Alexander Kowalski sócio-fundador da empresa.

Marcas, vendedores ou varejistas podem postar o que precisam, por exemplo, produtos em falta, recebendo em seguida contatos e promoções para garantirem o melhor preço e produto. Os posts são categorizados em "ache e compre", "alertas comerciais", "falta de produtos", "execute e ganhe", "promoções e ofertas" e ainda "pesquisas".

Abaixo, Kowalski reúne dicas para uma boa gestão de franquias e lojas, que podem ser realizadas com o intermédio da plataforma Luckro:

1. Clientes satisfeitos, sempre!

O objetivo de toda loja ou franquia é ter clientes satisfeitos. Afinal, a satisfação garante a propaganda "boca a boca", fundamental para a boa reputação e crescimento de qualquer comércio.

Mas, como conseguir clientes satisfeitos? Simples: evitando e resolvendo de forma rápida qualquer ruptura, explica Kowalski.

Por exemplo, se o estoque de um certo produto está baixo, o varejista pode postar na Luckro sua necessidade. Vendedores e marcas podem responder à solicitação com ofertas e promoções. "Além de ser uma excelente maneira de fechar negócios, também funciona como networking", diz.

Pela plataforma, é possível combinar prazo de entrega e até a compra, para que o estoque nunca fique vazio, mantendo o cliente satisfeito em 100% das vezes.

2. Aproveite ideias de seus colaboradores

Muitos colaboradores lidam diariamente com os clientes e podem ser muito úteis para um feedback positivo à gerência. Por isso, suas opiniões não devem ser ignoradas.

Além disso, colaboradores também têm contato direto com vendedores e marcas, podendo ser a chave para uma boa negociação.

3. Conheça os problemas e oportunidades

Todo estudo de marketing se inicia com o conhecimento dos problemas e oportunidades do negócio. "E acredite: todo negócio tem problemas e esses podem ser resolvidos, sempre!", diz Kowalski.

Então, o varejista deve aproveitar os "olhos" de seus colaboradores para conhecer e solucionar os principais problemas que podem estar afetando a gestão e até os resultados finais da empresa.

4. Padronizar serviços e preços dentro de uma rede

Franquias são fortes justamente pela padronização de seus serviços, preços, formas de atendimento e tipo de produtos.

Cabe ao franqueador controlar essa padronização para que a qualidade dos serviços fique sempre aceitável e se destaque dos concorrentes.

"Para realizar essas pesquisas, trocar ideias e conhecer parceiros novos, é possível também utilizar a rede social Luckro ", observa Kowalski.

5. Padronização de promoções também é fundamental

Assim como os serviços e preços precisam ser padrões em todas as lojas da franquia, os gerentes também devem estar a par de promoções do dia, da semana ou do mês.

É fundamental que o marketing se comunique com todas as lojas. Se possível, que se tenha um canal exclusivo de comunicação, para facilitar a gestão.

6. Grande variedade de fornecedores

Novas marcas e empresas surgem a cada segundo no Brasil. E o comerciante precisa estar por dentro disso, para ofertar cada vez mais qualidade e produtos diferenciados a seus clientes.

Assim, é importante frequentar feiras e eventos de cada segmento para conhecer o que há de novo no mercado.

"A Luckro também enriquece esse conhecimento de novas marcas, através de sua plataforma intuitiva de contato entre varejistas, vendedores e marcas", acrescenta Kowalski.

7. Preço ainda é diferencial para brasileiro

De acordo com a Nielsen da América Latina, o Brasileiro ainda é muito sensível ao preço, podendo romper sua fidelidade com marcas se houver ofertas e promoções mais atrativas.

Portanto, varejistas precisam ficar atentos a este ponto e lançar promoções, programas de fidelidade sempre que possível, atraindo o consumidor para depois fidelizá-lo, através do bom atendimento, do grande estoque, entre outros pontos.

"Com a Luckro , varejistas conseguem sempre o melhor preço, para que repassem aos seus clientes", finaliza Kowalski.
Website: https://www.luckro.com/