Belo Horizonte, MG--(
DINO - 28 nov, 2017) - Atualmente, o Brasil conta com diversas opções para o empreendedor que deseja investir em uma unidade de franquia. Pesquisas demonstram que é um negócio vantajoso. Em 2016, o faturamento do setor de franquias no país foi de R$ 151,2 bilhões e a taxa de sobrevivência depois de cinco anos das empresas franqueadas foi de 92%. Os números são positivos, mas é sempre necessário cautela antes de investir em qualquer que seja o negócio. A decisão de um novo negócio não é tarefa fácil; é necessário investigar o suporte dado pela empresa franqueadora, o investimento exigido e a lucratividade proporcionada pelo negócio. Quem deseja adquirir uma unidade precisa verificar se o capital exigido é inferior ao que se tem, pois, se todo o dinheiro for investido na montagem da loja e na taxa de franquia, o proprietário ficará sem fundos para arcar com os gastos do começo da operação.Também é interessante verificar se a franqueadora se faz presente na implantação, oferecendo suporte na escolha do ponto, acompanhamento da obra e apoio na escolha da equipe. Importante também verificar se o negócio vai gerar o lucro de que o investidor necessita e se a rede possui um crescimento sustentável.Food Service - A Matula Pão de Queijaria, por exemplo, se enquadra no setor de "alimentação fora do lar" (food service), que, em 2016, no Brasil, faturou R$ 154 bilhões. Segundo pesquisas, 6 milhões de vagas são geradas pelo setor, com 70 milhões de transações por dia. Também foi constatado que um terço das refeições são feitas fora de casa nos grandes centros do país e 33% da renda familiar é gasta com alimentação fora do lar. Diante desses números, em dez anos, o setor teve um crescimento de 292%.Entre as vantagens que uma franquia da Matula proporciona, estão giro rápido de produtos, novo negócio no segmento de alimentos, lucratividade acima da média de mercado e segmento em amplo crescimento. Os diferenciais incluem tempo estimado de retorno do investimento abaixo da média de mercado, facilidade na implantação, mix de produtos com ótima aceitação, baixo custo para o cliente final e comunicação simples, fácil e atrativa com o cliente.Como suporte, a franqueadora oferece identificação da região de atuação, assessoria na escolha do ponto comercial, padronização do projeto arquitetônico e comunicação visual, treinamento, acompanhamento na implantação, sistema integrado e sob medida, supervisão periódica e assessoria em ações de marketing. "Para a abertura de uma loja Matula, é necessário um investimento de R$ 150 mil e a expectativa é de um lucro mensal líquido de R$ 20 mil. Temos uma perspectiva muito boa do negócio, com expectativa de retorno sobre o investimento em até 12 meses", comenta Estevão Rocha, diretor de expansão da Matula.Com lojas em Belo Horizonte e Sete Lagoas, em Minas Gerais, a franqueadora já tem planos de inaugurar mais duas lojas, ainda neste ano, em Taubaté e Campinas, no interior de São Paulo. Para aproximar a tradição mineira de seu público, a Matula Pão de Queijaria proporciona experiências feitas com uma tradicional iguaria mineira: o pão de queijo. Com matéria-prima rigorosamente selecionada e queijos da melhor qualidade, para garantir o sabor e a essência do preparo artesanal, a Matula produz pães de queijo nos sabores Canastra, Serro com Parmesão e Provolone.Diversos sabores de recheios estão disponíveis no cardápio da casa: Frango Cremoso, Carne Seca, Carne Louca, Pernil c/ Barbecue, Linguiça na Cachaça, Calabresa Acebolada, Vegetariano, Tradicional c/ Linguiça, Tradicional c/ Pernil, Tradicional, Doce de Leite e Goiabada. Além dos pães de queijo recheados, a empresa oferece ainda a possibilidade de o cliente montar o seu próprio lanche. Basta escolher entre as opções de recheio (frango cremoso, suculento perfil suíno, linguiça flambada na cachaça, calabresa acebolada, carne seca desfiada e a irresistível carne louca), optar pelo tipo de queijo predileto, os vegetais e adicionais que vão compor o sanduíche. O toque final fica por conta das quatro opções de molhos especiais da casa.O cliente conta ainda com promoções diárias de pão de queijo recheado com um preço especial. Cada dia da semana um sabor diferente tem o preço de R$ 6,90. O preço normal do sanduíche é R$ 8,50.