Releases 04/03/2016 - 12:20

De tecido rústico a símbolo de geração: a influência cultural do Jeans e a moda contemporânea


São Paulo, SP--(DINO - 04 mar, 2016) - No século 18, nos Estados Unidos, com o propósito de fazer roupas resistentes para o trabalho nas mineradoras, o alemão Claude Levi Strauss apresentou seu primeiro modelo de calça feito com um tecido rústico utilizado para cobrir barracas.

Com boas possibilidades de expansão, precisou antes driblar a falta de flexibilidade do tecido e por isso buscou outro como alternativa; uma espécie de estopa de algodão, fabricada em Nimes, na França.

Essa inclusive, é a origem do tão difundido termo 'denim' (leia-se 'de Nimes') usado em muitas grifes e coleções mundo afora. Já o termo jeans, vem da abreviação de 'genes', forma como os marinheiros chamavam suas calças de trabalho em alusão a Gênova, cidade da Itália.

O JEANS COMO SÍMBOLO

O denim, ao contrário do tecido inicial, era tingido com uma tinta vegetal, o Indigus, que de verde passava à azul quando exposto ao sol. Assim nasceu a cor 'Indigo Blue', usada na comercialização das calças mais tarde e que caracteriza tão bem o jeans como o conhecemos.

A Levi´s, marca de Levi Strauss, fabricou seu primeiro lote de calças denim sob o lote 501, numeração que virou nome do modelo pioneiro, acompanha a marca até hoje e ainda inspira muitos estilistas com seus rebites e botões em metal.

As características da calça jeans como durabilidade e resistência são sinônimos de força e versatilidade e essa é a razão pela qual ela se estabeleceu como a melhor roupa para se trabalhar com tarefas pesadas.

Além de trabalhadores comuns, também passou a ser usada por caubóis e até pelas forças armadas, ganhando status e imponência.

Usada por ricos e pobres, a palavra democratização é a que mais define o Jeans. Já nas passarelas, a primeira marca a trazer o Jeans foi a Calvin Klein nos anos setenta, e apesar de ter sido alvo de críticas na época, não demorou a ser seguida por outras gigantes em desfiles posteriores.

Mais do que vestir, a roupa transmite impressões sobre quem a veste. James Dean interpretando um rebelde sem causa, e na música, as aparições do ídolo pop Elvis Presley, por exemplo, reforçaram o conceito libertador e revolucionário do jeans que marcou toda uma geração.

Considerando este cenário, não é difícil entender porque as mulheres só começaram a usar jeans em 1935. Se a participação efetiva da mulher na sociedade deu-se de forma lenta e gradativa, com o jeans não seria diferente.

Os primeiros modelos femininos foram anunciados pela Levi´s na Revista Vogue, que na época, já era a mais conceituada revista de moda feminina. Hoje, o jeans não só faz parte da vida das mulheres como também existem linhas com cortes e texturas exclusivas para os modelos femininos.

O JEANS NO BRASIL

A indústria de moda Jeans no Brasil movimenta bilhões anualmente. "O mercado brasileiro é um dos três maiores do mundo", comentou o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) , Fernando Pimentel.

Aqui temos a indústria de acabamentos, de produtos químicos e de lavagens, além de ter empresas com tecnologia reconhecida no mundo todo e algodão de boa qualidade, fatores essenciais para o sucesso na competitividade com marcas importadas.

O jeans nacional tem algumas características próprias, como o modelo de cintura baixa feminino, que se adequa ao biotipo brasileiro.

Grandes marcas de atacado como Villon, Bebela e Trama Jeans são algumas das que criam novos modelos endossando esta versatilidade.

O Ziroblog , especializado em moda no atacado, concentra uma vasta quantidade de marcas e recentemente publicou um post sobre jeans onde se pode constatar a grande variedade de modelos criados por essas confecções. Sem falar nas marcas internacionalmente conhecidas, como Zoomp , Ellus , Forum e M. Officer que dispensam comentários.

Vida longa ao Jeans. "A geração Coca-Cola, que tinha o jeans como marca, hoje tem 70 anos", comentou Marcelo Prado, diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) , especializado em pesquisas e análises do setor têxtil e de vestuário.

Com essa citação, fica claro que o Jeans está acima da moda, é uma criação com vida própria e seguirá reinventando-se por muitas gerações.
Website: http://ziromoda.com.br/ziroblog/