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DINO - 17 fev, 2016) - Muitas companhias apostam no uso do feedback para impulsionar o desenvolvimento de seus funcionários. Positivas ou não, as críticas servem para mostrar aos colaboradores qual o melhor caminho para o sucesso profissional e garantem um amadurecimento do indivíduo.
Segundo Sulivan França, especialista em comportamento e presidente da SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), é importante perceber que o feedback é positivo e fundamental para o crescimento. "A conversa com o líder tem o objetivo de corrigir e aprimorar o trabalho individual e coletivo, além de mostrar qual é o melhor caminho a ser seguido", afirma.
Outra questão levantada pelo especialista é a necessidade de começar a reunião de feedback apontando o lado positivo do colaborador, demonstrando que acompanha e valoriza o trabalho daquela pessoa. "É preciso exaltar as melhores características que ela oferece para depois mostrar no que ela está falhando e em quais pontos precisa se aprimorar. Isso quebra o gelo e amplia a empatia entre líder e liderado", explica. O gestor precisa planejar a conversa sabendo a abordagem correta e evitando o tom acusatório. O local escolhido também é essencial. Um ambiente neutro e sem interrupções faz com que o funcionário se sinta confortável e evita o constrangimento.
Esses cuidados são ideais para atingir o objetivo principal: fazer um feedback construtivo. "Abordando problemas e soluções, o chefe consegue incentivar o crescimento profissional dos funcionários e, consequentemente, alcançar o sucesso da empresa", finaliza Sulivan França.
Website:
http://www.slacoaching.com.br/