Fortaleza, Ce--(
DINO - 12 abr, 2016) - Neste mês de abril, o Hospital Regional Cariri (HRC), maior unidade hospitalar do interior do Ceará, completa 5 anos de serviços prestados aos cearenses. O HRC iniciou suas atividades no dia 08/04/2011, sendo o primeiro hospital público de alta complexidade a ser inaugurado no interior pelo Governo do Estado.
Cinco anos se passaram, não faz tanto tempo assim, mas em números, em vidas, é possível perceber o quanto o hospital cresceu e amadureceu. Em 1.825 dias, foram quase 2,5 milhões de atendimentos realizados: 1.445,095 Exames Laboratoriais; 252.124 Exames de Imagem; 242.175 Atendimentos Ambulatoriais; 34.045 Cirurgias; 29.483 Internações.
"Chegamos em 2016 com a expectativa de um novo cenário e com muitos números a apresentar, afinal de contas estamos comemorando 5 anos de história, podendo ser transformados num grande mosaico de agradecimentos, que possa chegar até aos nossos pacientes", reforçou a diretora geral do HRC, Demostênia Coelho.
História
Em menos de 2 anos, o hospital já funcionava quase em sua totalidade. Em 2013, mais 10 leitos de UTI foram abertos. No mesmo ano, o Cariri passou a contar com a 2ª Unidade de AVC-Agudo do estado e com a Unidade de Cuidados Especiais ? UCE e teve os dois últimos andares de internação ativados. Em tão pouco tempo o HRC já dava passos largos e sólidos, tudo isso movido pela força e compromisso de uma equipe de quase 1.500 colaboradores.
Nessa retrospectiva destaque para o ano de 2014, quando o HRC atingiu o ápice de sua capacidade de funcionamento. Leitos na emergência foram ampliados, iniciando o tão esperado serviço de neurocirurgia e o PAD - Programa de Atendimento Domiciliar, aumentando a oferta de leitos, ao "desospitalizar" de forma precoce e segura os pacientes crônicos.
Encerrando o ano, o HRC foi certificado e reconhecido nacionalmente com o título de Acreditado Pleno - Nível II, passando a ser o primeiro hospital público com mais de 200 leitos e emergência a ser certificado no interior do estado, isso contando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Em tão pouco tempo muitos feitos, muitas dificuldades, mas acima de tudo, muita união. Já foram formados 15 médicos especialistas através do Programa de Residência Médica em Clínica Médica, Radiologia e Cirurgia Geral. De mãos dadas todos seguiram unidos e confiantes.
Comemoração
E para que essa data ficasse marcada de forma especial, a direção do hospital surpreendeu a todos com a entrega de placas de agradecimento aos funcionários mais antigos de cada setor, além de uma homenagem especial ao secretário de saúde, Henrique Javi e ao Instituto de saúde e Gestão Hospitalar - ISGH, na pessoa de seu presidente, Flávio Deulefeu.
"E não pararemos por aqui, continuaremos firmes na proposta de mudar a saúde de nossa região, de continuarmos escrevendo histórias exitosas no interior do Estado do Ceará", afirma Demostênia.
Website:
http://www.saude.ce.gov.br/