São Paulo/SP - Brasil--(
DINO - 12 abr, 2016) - Para estas pessoas que se expressam negativamente, frequentemente tenho 3 coisas a dizer ? Sim, você já faz planejamento em certa medida; o planejamento pode ser divertido e interessante; e por fim, planejar é a melhor e mais eficiente forma de se atingir um objetivo.
O primeiro aspecto que citei é que invariavelmente, em algum grau, já realizamos o planejamento - seja ao montar a agenda da semana ou do dia seguinte, seja ao planejar a próxima viagem de férias ou as atividades do próximo fim de semana. Em muitos destes casos este planejamento é feito sem se dar conta disso, de que se trata de um processo de planejar algo.
Uma vez que planejar se trata de um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
Fica fácil imaginarmos e entendermos que planejar uma viagem de férias é divertido, mas ficamos muito surpresos quando ao planejarmos nossas atividades para alcançarmos nossos objetivos temos uma sensação de realização, de que estamos "usando" nosso tempo em busca de um objetivo maior e de grande satisfação.
Não se esqueça - o planejar não precisa necessariamente algo chato ou difícil. Há inúmeras ferramentas e modos de se realizar ótimos planejamentos, contemplando as suas características pessoais e objetivos desejados.
Por último, cabe ressaltar que frequentemente vejo as pessoas reclamarem de falta de tempo. Costumo ouvir: "meu dia precisa ter 48 horas". Na realidade você não precisa de mais horas no dia, precisa apenas, em primeiro lugar, entender como você vem utilizando seu tempo e definindo as prioridades.
Gastamos muitas horas resolvendo urgências (apagando fogos) e "desperdiçando" tempo com atividades que não nos acrescentam em nada (número de horas na semana gastas no facebook ? óbvio que se isso não fizer parte de sua atividade profissional, ou ainda jogando jogos no celular). É necessário, nesse caso, definir as prioridades, e quais delas denotará mais tempo, mais atenção da sua parte.
Em seguida precisamos montar uma estratégia para utilizarmos nosso tempo para minimizar o tempo gasto nos dois tipos de atividade citadas acima (urgências e desperdícios) e focar mais em atividades que possam vir ao encontro do nosso objetivo maior.
Assim teremos uma agenda mais eficiente e com certeza teremos uma sensação de que estamos indo na direção que nos propusemos. Como diz Peter Drucker: "Praparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável".
Website:
http://www.ricardoseidenthal.com.br/