Releases 26/02/2016 - 09:48

Consultora mostra como usar Mandalas para combater o Estresse


São Paulo, SP--(DINO - 26 fev, 2016) - Representação geométrica circular que simboliza a harmonia e a integração do ser humano com o cosmo. Essa pode ser uma definição bastante precisa do que significam as mandalas. Presentes na história da humanidade há milênios, elas vêm sendo usadas por diversas culturas diferentes como forma de relaxar, focar e concentrar energias.

A palavra vem do sânscrito, um dos idiomas oficiais da Índia e que data de 1500 a.c., sendo bastante usado em religiões como o budismo, o hinduísmo e o jainismo. Não por acaso, é no meio budista que as mandalas ganharam mais força, funcionando como objeto de meditação e usada para alterar nossas vibrações.

As mandalas são comumente utilizadas para afetar nossa percepção do ambiente, nos levando a fazer melhores escolhas e, consequentemente, influenciando na nossa capacidade de superar os estresses do dia a dia. "Nossas decisões são tomadas com base nos nossos sentimentos do momento. Por isso, é sempre bom fazer escolhas de maneira equilibrada. Aí entra a importância delas, que mudam nosso padrão vibracional para melhor", explica a especialista Márcia Dhonella.

Existem diversos objetos em forma de mandala que podem ser usados para conseguir alterar os padrões vibracionais e melhorar sua rotina em relação ao estresse. Os colares são dos mais procurados - existem opções voltadas para diversos "sentimentos", como amor, alegria, saúde, prosperidade e harmonia. Esta última é a mais indicada para quem busca ter mais tranquilidade no cotidiano.

No entanto, ainda há outra forma crescente de uso de mandalas para afastar o estresse com boas energias. Os desenhos de mandala para colorir como forma de meditação vem crescendo em popularidade mundo afora. "O hábito ajuda a acalmar a pessoa, consequentemente reduzindo o estresse, usando giz de cera, lápis de cor ou até mesmo canetinhas. Ao nos conectar com a criatividade que todos temos, é mais fácil de nos distrair e esquecer as causas de estresse que passamos", aponta Dhonella.

Outro efeito do uso de mandalas para colorir é dedicar um tempo a si mesmo. Na correria da rotina que a maioria das pessoas vive atualmente, poucos conseguem cuidar de si mesmos com mais frequência. Com isso, a meditação nesta forma ajuda a ter equilíbrio interior e autoconhecimento, com a consequência natural de trazer calma e afastar boa parte das preocupações da mente.

Ainda há a alternativa da observação de mandalas como forma de concentração e absorção de boas energias, afastando as negativas. "Para quem passa muitas horas em frente ao computador, as mandalas como fundos de tela são ótimas, pois trabalham de forma terapêutica mudando a vibração do observador", complementa a consultora. Há também a opção de mouse pad e adesivos, alternativas para tirar uns minutos de concentração no dia a dia corrido.

Quanto à observação das mandalas, em algumas técnicas "é preciso começar focando na parte externa da mandala e, aos poucos e calmamente, ir olhando para o centro - gera tranquilidade, clareia a mente e traz serenidade". Em outras, "observa-se o desenho inteiro concentradamente até a vista começar a embaçar, com efeito de relaxamento em seguida", explica Dhonella.

Seja como preferir usá-las, as mandalas são objetos de extrema utilidade no combate ao estresse. Em uma época de vida corrida e cada vez menos tempo para cuidar de si, parar um pouquinho para meditar com elas é de muita ajuda para fins de relaxamento e distração. Para saber mais sobre o assunto, acesse www.dhonella.com.br. Já em www.dhonellalojavirtual.com.br é possível encontrar diversas formas de mandala para inserir em sua rotina.
Website: http://www.dhonellalojavirtual.com.br