Guarulhos/SP--(
DINO - 27 fev, 2018) - Os motores elétricos são peças essenciais para colocar em prática os mais diferentes projetos. E dentro dessa grande família, existem os modelos de menor porte, como o motor de passo e o micromotor, que se tornam gigantes quando o assunto é transformar energia em movimento.
O
http://www.wotiom.com/categoria-produto/motor-de-passo/' target='_blank' >motor de passo é um dispositivo que converte pulsos elétricos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas.
É indicado para aplicações em que é necessário controlar vários fatores, como ângulo de rotação, velocidade, posição e sincronismo.
Diferentemente da maioria dos outros motores elétricos, o ponto forte de um motor de passo não é a sua força (torque), nem sua capacidade de desenvolver altas velocidades, mas, sim, a possibilidade de controlar seus movimentos de forma precisa.
Por conta de suas características, é amplamente usado em projetos em que o controle do número de rotações é muito importante, como sistemas de automação industrial, robôs, impressoras, câmeras de vigilância, scanners, injeção eletrônica nos automóveis, entre outros que requerem precisão.
TIPOS
O motor de passo pode ser do tipo unipolar, quando possui dois enrolamentos por fase, sendo um para cada sentido; ou do tipo bipolar, quando tem apenas um enrolamento por fase.
Existem três tipos de estrutura desses motores. O motor de passo de relutância variável possui um rotor com várias polaridades e estator com enrolamentos.
Já o motor de ímã permanente possui um imã fixo no eixo do rotor. O motor híbrido, por sua vez, tem um rotor multidentado e um ímã permanente no seu eixo.
Todos eles partem do mesmo princípio de funcionamento, que é a indução das bobinas para atração do rotor.
CIRCUITO INTEGRADO
O motor de passo, entretanto, não funciona por meio de uma simples ligação com uma fonte de energia. Para operá-lo, é preciso de um circuito integrado chamado driver, para ajudar no acionamento das solenoides.
O
http://www.wotiom.com/categoria-produto/driver-pt-br/' target='_blank' >driver de motor de passo é um dispositivo que trabalha junto com um controlador gerador de pulsos.
O objetivo de um driver de motor de passo é converter um sinal de comando em sinal de potência.
Os drivers de motores de passo são classificados em simples e inteligentes (programáveis).
O driver inteligente recebe os pulsos elétricos gerados pelo controlador e faz o chaveamento dos componentes de potência para fornecer a corrente necessária para dar movimento aos motores.
CORRENTE CONTÍNUA
Também integrante da família de motores de menor porte, o
http://www.wotiom.com/categoria-produto/micromotor-pt-br/' target='_blank' >micromotor, ou motor DC (corrente contínua), é outra peça importante que propicia, de forma simples e barata, movimentação mecânica em diferentes aplicações, incluindo nas áreas de automação industrial e robótica.
Existem três fatores principais que devem ser levados em consideração na hora da escolha de um motor DC: a velocidade, o torque e a tensão.
Compacto e potente, o micromotor opera aproveitando todas as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes.
É alimentado por corrente contínua. A sua comutação (troca de energia entre rotor e estator) pode ser por meio de escovas ou sem escovas.
Com relação à velocidade, o motor DC pode ser controlado apenas variando a sua tensão, diferentemente de um motor elétrico de corrente alternada (AC), cuja velocidade é variada pela frequência.
Website:
http://www.wotiom.com/