Releases 16/11/2016 - 13:52

Palestra gratuita dia 19 em Campinas esclarece homens sobre o câncer de próstata


Campinas--(DINO - 16 nov, 2016) - Dentre todos os tipos de câncer, o de próstata é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele. Somente neste ano, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer, 61 mil novos casos devem ser registrados. Por se desenvolver lentamente e, em geral, não apresentar sintomas, o câncer de próstata acaba por ser detectado quando a doença já está em estágio avançado, o que o torna a segunda causa oncológica de mortes na população masculina, com certa de 13 mil óbitos ao ano em todo o mundo. Apesar disso, quando detectados no início, em 90% dos casos há chance de cura. Mesmo em estágios mais avançados, podem ser tratados com bons resultados.

"A realização anual de exames, principalmente, entre os 45 e 50 anos, é a melhor maneira de se prevenir", afirma Edson Soares Bezerra, urologista do Centro Clínico Doutor Especialista, de Campinas. A fim de conscientizar a população masculina sobre fatores de risco, tratamentos e, principalmente, sobre a importância de se detectar a ocorrência de alterações na próstata no estágio inicial, o médico realizará uma palestra gratuita, no próximo dia 19 de novembro, sábado, às 9h30, no Doutor Especialista. Os presentes poderão fazer gratuitamente o exame PSA, que mede nível de Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue e uma das principais formas de se detectar tumores desse tipo.

A iniciativa do Centro Clínico integra a campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. Doutor Edson Bezerra diz que os exames iniciais para a detecção são o toque retal e o PSA. "São exames simples. Quando a detecção ocorre no início, crescem substancialmente as chances de cura e reduz-se a possibilidade de haver sequelas", diz.

Segundo Bezerra, entre os principais fatores de risco estão histórico familiar (um parente de primeiro grau, como pai ou irmão, que teve câncer de próstata) a descendência afro e fatores ligados à obesidade, como a falta de atividades físicas. "Quando há histórico familiar, exames anuais devem ocorrer a partir dos 45 anos de idade. O mesmo é aconselhado para afrodescendentes", diz o especialista. "São grupos que devem ter cuidados redobrados, mas todos os homens devem ficar atentos, já que o câncer de próstata pode atingir até 13% da população masculina", acrescenta.

Geralmente, o câncer de próstata não se manifesta. "Sintomas como dificuldade para urinar, redução do jato e até a presença de sangue na urina surgem somente quando a doença está em estágio avançado", diz Bezerra. O principal foco da campanha são homens entre 45 e 75 anos (que é a expectativa média de vida do brasileiro hoje). "A partir dessa idade (75 anos), a prevalência é maior, porém, em geral, são tumores menos agressivos com os quais os pacientes podem conviver. Mas, entre os 45 e 75 anos é preciso que os exames sejam realizados anualmente para que se faça o diagnóstico precoce e se conheça as características e evolução do tumor", conclui o médico.

O Centro Clínico Doutor Especialista é uma clínica de Campinas que oferece consultas com especialistas de 20 áreas da medicina e exames a preços populares. O paciente paga apenas pela consulta ou pelo exame, sem a necessidade de arcar com mensalidades, como no caso dos planos de saúde.

A palestra ocorre dia 19 de novembro, às 9h30, no Doutor Especialista, que fica na Rua Papa Santo Eusébio, 357, próximo ao terminal Padre Anchieta e ao trevo das rodovias D. Pedro e Anhanguera. Os telefones da clínica são (19) 3397-0643 e 3397-0859. Whatsapp, (19) 99835-3445.


Website: http://doutorespecialista.med.br/