Releases 24/04/2018 - 14:26

Como a melhora no atendimento ao cliente pode resultar em aumento de faturamento


São Paulo, SP--(DINO - 24 abr, 2018) - Entre crises econômica e política, mercados saturados e inúmeros outros problemas, pode parecer difícil prosperar um negócio próprio. No entanto, existem formas de continuar a crescer, mesmo perante a tantas adversidades. O foco no atendimento ao cliente tem sido um dos fatores que mais influencia o sucesso de uma empresa. O consumidor brasileiro, afinal, se torna cada vez mais exigente - e com tantas empresas no mercado, o diferencial fica com aquelas que se dedicam a atender bem. A experiência que o consumidor tem com a marca, no geral, é de extrema importância. E isso não se refere apenas ao momento da compra. Trata-se de atender bem antes, durante e depois.

"Dedicar-se a tornar a experiência do cliente a melhor possível é o que faz com que uma empresa se destaque. Por exemplo, na loja online da gráfica, oferecemos serviços para que o cliente tire todas suas dúvidas antes de comprar, além de disponibilizar um kit de amostras gratuito. Procuramos também deixar o processo de compra o mais simples e intuitivo o possível, além de realizar um bom pós-venda", exemplifica Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi, presente há 60 anos no mercado gráfico e, agora, com atuação e venda online. "O cliente deve se sentir o mais acolhido possível. É essencial que ele perceba o quão importante é para sua empresa", completa.

A experiência do cliente é tão importante, que atualmente possui muito mais destaque no marketing do que os próprios produtos. Fazer um melhor atendimento pode significar muito mais do que uma marca fortalecida: pode trazer aumentos para o faturamento.

Fidelização e captação de clientes

A fidelização de clientes é essencial para a manutenção da saúde financeira de empresas em todos os setores. O termo se refere a incentivar que os clientes voltem a comprar com a empresa de maneira regular. Isso pode ser feito de inúmeras formas, como oferecendo vantagens para clientes de longa data. No entanto, a forma mais eficiente ainda é oferecer um bom atendimento.

"O consumidor que sentiu que foi atendido de maneira personalizada e atenciosa tem muito mais chances de voltar a comprar na loja. Se ele teve uma experiência boa, irá com certeza indicar a empresa para amigos e familiares que precisem do mesmo serviço", explica Eskenazi. Por isso, mesmo com todos os avanços da tecnologia, as recomendações boca a boca ainda são consideradas a mais eficiente forma de marketing. A fidelização de clientes pode, então, garantir para a empresa mais do que uma receita contínua: pode ajudar na captação de novos clientes, aumentando o faturamento. Também é muito comum que clientes comecem seu relacionamento com uma empresa comprando em poucas quantidades. É difícil que alguém faça um pedido muito grande ou muito caro com uma loja que não conhece. O consumidor prefere testar primeiro. Se tiver uma boa experiência com a loja e com o produto, tem mais chances de voltar para fazer compras maiores ou mais caras. Dessa forma, pode-se concluir que o atendimento ao cliente é essencial para o crescimento da empresa.

Pré e pós-venda

Vale lembrar que a compra em si não é o único momento no qual o cliente precisa ser bem atendido. Muitas lojas perdem o cliente na pré ou na pós venda -por dar uma importância exagerada para a compra em si, o vendedor às vezes faz um pré-venda muito invasivo e, muitas vezes, se esquece do pós venda.

No pré-venda, recomenda-se que o vendedor se mantenha à disposição do cliente para informar e tirar dúvidas, mas não force a compra. É comum que o consumidor que se sente pressionado e intimidado saia da loja imediatamente e não volte. Já no pós-venda, o ideal é tratar as preocupações do cliente como extremamente importantes. Mesmo após uma experiência ruim na compra ou com o produto, é possível fidelizar o consumidor com um pós-venda atencioso que se comprometa com a resolução dos problemas.

Sobre a gráfica Eskenazi

A Eskenazi é uma gráfica em SP que atua no mercado há 60 anos. Recentemente, a empresa expandiu sua atuação para a web. Saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.


Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br