São Paulo, SP--(
DINO - 24 out, 2016) - O número de praticantes de skate não para de subir. E a comprovação vem de uma pesquisa, encomendada pela Confederação Brasileira de Skate, que mostrou um salto de 100%, com maior representação nas regiões metropolitanas e no sudeste. Outro dado significativo é o aumento da participação de mulheres nessa área. Em 2009, cerca de 10% dos praticantes eram do sexo feminino, agora, segundo os dados de 2015, são 19%, o que representa cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas. Por isso, acompanhando as tendências de mercado, a URB Trade Show, principal evento de skate, chega a sua quinta edição em São Paulo, nos dias 26 e 27 de outubro. O objetivo da feira é integrar o setor, reunindo lojistas, distribuidores e profissionais, impulsionar a economia e gerar oportunidades de investimento.
O notável crescimento da participação de mulheres no esporte também proporcionou a expansão de empresas que lançaram linhas de vestuário e tênis que visam conforto, moda e praticidade. Este mercado já gera mais de um bilhão de reais no Brasil e, segundo a Global Industry Analysts Inc ? GIA, deve movimentar 19,6 bilhões de dólares no mundo nos próximos cinco anos. A classe C tem representação significativa no esporte, 48%, comparado com A e B, que somam 44%. As classes com maior poder aquisitivo ainda possuem uma grande parcela do setor porque muitos produtos são importados, encarecendo a prática do esporte. As classes D e E juntas significam 7%.
Porém, com a retomada da economia brasileira, esta diferença de classes deve diminuir ainda mais. A população economicamente ativa e assalariada representa maioria no número de skatistas, 65%, o que possibilita maior poder de compra. Os 35% restantes, que não exercem nenhuma atividade remunerada, são predominantemente de estudantes e aposentados. A URB Trade Show vai reunir sessenta e cinco lojistas e fabricantes para trazer novidades nacionais e internacionais. O evento também tem espaço para as pequenas e médias empresas, muitas delas com produção interna, o que consequentemente diminui os custos e gera rendimento para economia local.
Apesar de ser um setor milionário, conhecido no mundo todo e com forte potencial, o skate sofreu por muitos anos com o preconceito. Mas esta visão retrógrada já tem data para ser desmitificada e exterminada de vez. A partir de 2020, o esporte torna-se olímpico, atraindo mais visibilidade e oportunidade para os atletas profissionais. Isto gera aumento no número de praticantes e também revela a importância do skate e seu papel na inclusão social.
A URB Trade Show será uma importante ferramenta para transformação e crescimento do esporte e do mercado, trazendo mais benefícios tanto para os atletas como para os empresários deste ramo em todo Brasil. O primeiro dia do evento será fechado para distribuidores, lojistas e profissionais do setor. Já o segundo será aberto ao público, a partir das 18h, que poderá apreciar uma competição entre grandes nomes do esporte brasileiro, como Tiago Lemos.
Uma das principais atrações da feira é o lançamento do URB Talks, ciclo de palestras e workshops motivacionais. Fundadores de consagradas marcas do mercado de skate falarão sobre sua trajetória, empreendedorismo e oportunidades de investimento. O objetivo é incentivar os iniciantes e ajudar com dicas e trocas de experiência. Cezar Gordo e Marcus Cida, da Matriz Shake Shop, e Emicida e Evandro Fióti, da Laboratório Fantasma, são alguns dos palestrantes que vão contar como surgiu a marca e o árduo caminho até alcançar o sucesso. Além disso, os participantes também podem assistir um debate com youtubers, como Guilherme Abe, Junior Sanches e João MMMV, que são a nova plataforma de publicidade e geração de conteúdo. E, por fim, terá uma rodada de palestras com especialistas em marketing, publicidade e novas plataformas digitais, como Henrique Martinsk, que trabalha no Facebook. A URB tem como premissa trazer inovação e adequação de mercado para seus clientes e visitantes.
Serviço:
URB Trade Show
26 de outubro das 9h às 19h e 27 de outubro das 9h às 22h.
Local: Centro de Eventos Pro Magno - Rua Samaritá, 230 ? Casa Verde ? São Paulo, SP.
A entrada para profissionais do setor é gratuita e pode ser adquirida através de credenciamento. Já os ingressos para o público visitante (a partir de 16 anos) custam a partir de R$10,00 e podem ser comprados no último dia a partir das 18h no local.
Website:
http://www.urbtradeshow.com