Releases 03/06/2016 - 19:12

Sociedade Brasileira de Ceratocone participa do Bem Estar Global


(DINO - 03 jun, 2016) - A Sociedade Brasileira de Ceratocone participou, nesta sexta-feira (3), do Bem Estar Global, que desta vez aconteceu na cidade de Goiânia, em Goiás. A ação é uma iniciativa da TV Globo, em parceria com o Sesi, para levar atividades e informações que promovam a saúde e qualidade de vida do público.

Na tenda da sociedade, os oftalmologistas Rodrigo Salustiano, Leonardo Reis e Rafael Cardoso Martinez realizaram cerca de 300 atendimentos. "Esse tipo de iniciativa é muito importante. Hoje mesmo, pudemos direcionar para tratamento pacientes com ceratocone, catarata e outros tipos de problemas que comprometem a visão", diz o oftalmologista Rodrigo Salustiano. Ao todo, foram oferecidos gratuitamente quatro tipos de exames: ceratoscopia, biomicroscopia, ceratometria e fundo de olho, que permite o mapeamento completo dos problemas da córnea, principalmente o ceratocone.

A doença é caracterizada por um afinamento e um aumento na curvatura da córnea, que sofre alterações, perdendo o formato arredondado e adquirindo um formato de cone. Essa alteração que costuma ocorrer na adolescência progride até por volta dos 30 anos e leva além da progressão da Miopia e do Astigmatismo, a uma acentuada baixa da acuidade visual, fazendo com que o paciente tenha que trocar a lentes dos óculos com frequência. Os sintomas característicos do ceratocone são o desconforto visual, dor de cabeça e fotofobia.

Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone, o oftalmologista Renato Neves alerta as pessoas para a necessidade de um diagnóstico precoce do ceratocone, para que assim seja possível obter resultados satisfatórios. "O ceratocone tem 4 graus evolutivos e dependendo da severidade da doença o paciente pode perder a visão, resultando na necessidade de um transplante de córnea. Mas com os tratamentos atuais é possível diagnosticar precocemente o problema com uma topografia corneana e interromper o progresso da doença, ajudando no tratamento", diz o médico.