Curitiba,PR--(
DINO - 15 set, 2015) - O estágio é o caminho inicial para a pessoa conseguir observar como é o mercado de trabalho e as suas tarefas. Porém, como fazer um primeiro currículo? Se o jovem não tem experiência profissional algumas boas dicas podem lhe auxiliar durante esse processo.
"Se o estudante não conta com experiência profissional, a melhor dica é que ele valorize qualquer atividade que possa explorar as suas qualidades, como é o caso de questões extracurriculares e até de voluntariado", indica Oscar Colaço, que é redator do site
www.estagio2016.com.br.
Segundo o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), o currículo do postulante ao estágio deverá apresentar quatro partes. Na primeira, onde se encontrará o cabeçalho, você deverá listar seus dados pessoais que são seu nome, o endereço onde reside, e-mail, telefone e até alguma rede social.
Para a segunda etapa do currículo, o jovem deverá apresentar a sua formação. Aponte a escola ou a faculdade onde esteja matriculado. Caso seja da graduação, coloque o curso e o período em que está no momento.
O terceiro passo do CV é o das experiências profissionais. Se você contar com alguma, deixe as mesmas de ordem da sua mais recente para a mais antiga. "Se o estudante está elaborando o currículo para uma determinada vaga. O aconselhável é elencar as experiências que possam ter afinidade com a função em questão", explica Oscar Colaço.
Mas e para quem não tem experiência? O correto é apontar as características do seu comportamento que possam fazer diferença. O estudante também poderá listar algum prêmio que possa ter recebido por uma atividade da escola ou faculdade, trabalhos de voluntariado e até a prática de esportes. Tudo isso poderá mostrar que o candidato a vaga tem disposição, bom relacionamento interpessoal e outros adjetivos.
Finalmente, o candidato passa para a quarta fase do currículo, onde deve-se colocar detalhes sobre as suas noções de informática, idiomas e outros cursos que possam ser relevantes. Não é necessário assinar ou colocar alguma foto (a não ser que seja solicitado). O jovem deverá colocar a data e finalizar o currículo.
"A estética do seu documento também deve estar em dia. Utilize sempre o português de modo correto. Outro dado importante é a veracidade daquilo que se coloca no currículo. Qualquer informação que seja falsa pode ser o final de sua chance de estágio", explica Oscar Colaço, do site Estágio 2016, que conta com um "Banco de Currículos" onde o estudante coloca os seus dados e os envia para uma Agência de Emprego próxima de sua região.
Website:
http://www.estagio2016.com.br/