Releases 23/03/2016 - 15:10

Atividades da 1ª Semana da Diversidade celebram Dia Internacional da Síndrome de Down


São Paulo, SP--(DINO - 23 mar, 2016) - A ideia de realizar a Semana da Diversidade foi da Flora Bitancourt, do Instituto Movimentarte, em conjunto com Rosana Bignami, mãe de uma menina com síndrome de Down. Juntas elas mobilizaram mais de 50 ONGs para realizar o evento. As atividades tiveram o intuito de mostrar as inúmeras faces da diversidade humana, buscando contribuir para a redução do preconceito, do bullying e dos estereótipos.

No dia 19 de março, foi realizada uma Exposição de Arte no Memorial da América Latina. A mostra contou com obras produzidas pelos participantes das oficinas de artes do Instituto, que oferece as atividades gratuitas para pessoas com deficiência intelectual ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

O instituto promoveu ainda, a segunda edição da "Corrida e Caminhada pela Inclusão ? Olga Kos", que reuniu mais de 13 mil pessoas no Circuito do Pacaembu, no domingo, dia 20, foi o principal evento do IOK para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.
Atletas, personalidades e autoridades se juntaram aos participantes dos projetos e seus familiares numa grande festa de solidariedade e inclusão.

Por fim, ainda dentro da Semana da Diversidade, os participantes das oficinas de esportes do IOK fizeram uma apresentação de Taekwondo na Cia das Artes Escola de Dança, no dia 22 de março.

O Instituto Olga Kos é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas.

As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comuni­cação e expressão dos participantes, por meio dos programas: "Pintou a Síndrome do Respeito" e "Resgatando Cultura".
Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.
Website: http://www.institutoolgakos.org.br/2.0/