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DINO - 21 mai, 2015) - *Por Marcos Coimbra
Pense na situação em que a pessoa vai à seção de informática de um hipermercado. Lá, encontra dezenas de notebooks, com preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento. No entanto, ao procurar por conhecimento mais detalhado acerca das especificações do computador ou pedir uma indicação, não encontra ninguém capacitado para atendê-lo.
Cliente nenhum gosta de comprar com vendedores que não conhecem os benefícios que os produtos e serviços trazem, e, quando isso acontece, preferem comprar de outra loja ou empresa. A revenda deve se destacar pelo conhecimento aprofundado de produtos e soluções, já que no quesito preço não consegue competir com os grandes varejistas.
O vendedor, por exemplo, ao apresentar um notebook, precisa pensar no mundo conectado ao redor, nos valores e itens agregados, e principalmente em uma boa experiência para o consumidor. Ele deve, em primeiro lugar, identificar as necessidades do cliente e demonstrar o uso real do produto mais adequado. Para isso, entretanto, deve estar treinado e preparado, pronto para desafios. Saber ler o cliente e oferecer o que há de melhor para cada um não é uma tarefa simples. O bom vendedor consegue entender a oportunidade e inovar em cada atendimento, pela forma de se relacionar.
O treinamento é fundamental para preparar o vendedor e capacitar a revenda para combater com outras armas os preços praticados no varejo. Mas então surge a pergunta: De onde vem esse treinamento?
As especificações técnicas dos produtos devem vir dos fabricantes. Afinal, quem mais poderia entender sobre os aparelhos do que quem os produz? Potência, qualidade, integrações, entre outros aspectos, são depurados constantemente em workshops e bootcamps desenvolvidos na parceria entre fabricantes e distribuidores.
Já conhecimentos macros, como técnicas de vendas, motivação, persuasão, ambiente, momento econômico, entre outros assuntos, são frequentemente debatidos em eventos realizados pelos principais distribuidores do país.
Ser treinado é cada vez mais importante. As oportunidades estão aí, basta agora à revenda entender e investir tempo na profissionalização e conhecimento dos seus vendedores.
*Marcos Coimbra é vice presidente da ABRADISTI ? Associação Brasileira dos Distribuidores de TI