São Carlos, SP--(
DINO - 22 mar, 2016) - Balloon Latam é um programa Latino Americano com iniciativas no Chile, Argentina e México que busca, desde 2012, formar líderes sociais. No Brasil o embaixador do programa é o publicitário paulista, Marcelo Toro, o primeiro "felow" brasileiro participante do Balloon, está buscando jovens para participar e replicar a ação futuramente no Brasil.
O objetivo do projeto, no entanto, é fomentar o desenvolvimento econômico de comunidades de baixos recursos através do empreendedorismo e inovação social, por meio de metodologias criativas. Podem participar estudantes, graduados e jovens profissionais de qualquer país. Os pré-requisitos são: ter 21 anos e falar espanhol. "O programa Balloon nasceu no Kenia em 2012 e, desde então, mudou a vida de mais de 1.300 empreendedores desde país. Iniciou esforços na América Latina em 2013, potencializando mais de 700 empreendedores em 14 comunidades do Chile. Em 2015, chegaram à Argentina e, em 2016 no México", disse Toro explicando que há previsão de início ainda este ano na Venezuela e no ano que vem na Colômbia. "Podem participar empreendedores rurais afim desenvolver a área têxtil, artesanal, gastronômica, agropecuária e turismo do país. Os benefícios são através de insumos e recursos para os empreendedores impulsionar seus negócios", disse.
Toro ainda explica que jovens de todo o mundo pagam para participar do programa durante cinco semanas, trabalhando em tempo integral e ensinando oito módulos de aprendizagem sobre empreendedorismo e inovação. Dessa maneira capacitam e potencializam mais de cem empreendedores de zonas rurais. Na última semana do programa, realiza-se a cerimônia de "elevator pitch", em que cada empreendedor recebe assessoria diretamente dos "fellows" e apresenta seus projetos a banca de jurados e autoridades, das quais, os cinco vencedores, recebem prêmios e benefícios para impulsionar seus negócios. "Duzentos empreendedores podem ser atendidos e no máximo 10 "fellows" jovens selecionados", explica Toro.
De acordo com Toro, ele já beneficiou mais cem empreendedores e entregou prêmios aos seus três finalistas e vencedores do programa. "O Balloon mudou minha maneira de ver a vida e o mundo. Me formou como líder social inspirado e disposto a percorrer meu país replicando o caminho do empreendedorismo social, depois da melhor experiência da minha vida".
Empresas brasileiras como a Netbil Educacional e o Grupo Botini, apoiaram Toro e acreditaram em seu empenho e motivação. "O apoio das empresas brasileiras nas edições do programa são fundamentais para construir uma nova geração de jovens empreendedores brasileiros, inconformados com os problemas sociais e globais, mas dispostos a mover um país e contribuir para um mundo melhor".
A Balloon Latam é certificada por Sistema B, empresa privada que contribui socialmente gerando impacto positivo em comunidades, considerada as melhores empresas para o mundo.
Conheça sobre o programa Balloon Latam:
https://www.youtube.com/watch?v=gdrAx-JQ4t8www.balloonlatam.com*Elementari Assessoria de Imprensa
Website:
http://www.balloonlatam.com