Santo André, SP--(
DINO - 08 mar, 2016) - Com a criação de ciclofaixas e difusão do esporte para a melhoria da qualidade de vida, além de uma solução para a mobilidade urbana, a bicicleta vem ganhando cada vez mais força. E não tem sido apenas na adesão dos amantes da bike, mas também na geração de novos negócios.
Estima-se que sejam vendidas por ano no Brasil cerca de 4,5 milhões de bicicletas, número maior que a produção do país que chega a 4,17 milhões de unidades anuais, diferença complementada pela importação, que segundo dados do MDIC ? Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior cresceu mais de 200% nos últimos 5 anos.
O país está longe de chegar às cifras de outros países, mas já dá sinais de aquecimento. Em Santo André, por exemplo, somente no ano passado foi registrada a abertura de diversas lojas especializadas em venda e serviços para atender aos usuários de duas rodas. E para incrementar ainda mais os negócios ligados ao ciclismo, a ACISA ? Associação Comercial e Industrial de Santo André, por meio do Projeto Empreender, está criando um núcleo voltado apenas para empresários do setor.
"Já contamos com várias lojas no grupo e esperamos, em breve, realizar não só a capacitação dos empresários, mas promover um grande evento envolvendo também os ciclistas", explica Ari Barcellos, vice-presidente.
Criado em 2006, o Projeto Empreender visa gerar o fortalecimento das micro e pequenas empresas do mesmo segmento, por meio de cursos, palestras e troca de informações entre os integrantes. Atualmente a ACISA já possui Núcleo de Mulheres Empreendedoras, Pet Shop, Escolas Particulares de Educação Infantil e de Seguros.
O lançamento do Núcleo de Ciclismo está agendado para o dia 11 de março às 19h30 na sede da ACISA, localizada na avenida XV de Novembro, 442 ? Centro ? Santo André.