São Paulo--(
DINO - 08 mar, 2016) - A comunicação humana vem passando por uma revolução com o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, que criam, a cada dia, canais e ferramentas diferenciadas para a interação entre as pessoas. Para José Borghi, presidente da
agência de publicidade Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, todas essas mudanças afetam diretamente a relação entre empresas, representadas por suas marcas, e clientes, uma vez que a comunicação entre os envolvidos é cada vez maior e mais prática. O principal gerador dessa aproximação é a crescente oferta, e alcance, dos serviços de conexão à Internet e a popularização das redes sociais.
A maneira como as pessoas interagem nesses novos meios vem chamando a atenção das empresas, que já identificaram a necessidade da presença de suas marcas nesses espaços, para garantir a aproximação com seus clientes e fãs, descobrindo suas impressões sobre produtos e atividades e, também, identificando demandas e respondendo a reclamações que possam surgir, podendo gerenciar esses processos de forma muito mais rápida que em outros canais tradicionais.
No entanto, tudo ainda é muito novo em relação a essas atividades e a busca por novas e efetivas maneiras de interagir com o público e vender produtos e ideias surgem todos os dias. Em meio a todo esse dinamismo, uma estratégia parece ter se consolidado na publicidade atual: o emprego dos "influencers", afirma
José Borghi.
Influencers são pessoas que se destacam como promotores de opiniões e tendências em determinados nichos do mercado. A estratégia não é exatamente nova, lembra o fundador da Borghi Lowe, formadores de opinião são explorados na publicidade há muito tempo, porém o conceito de
influencers se difere na amplitude e na interação mais próxima entre a "celebridade" e os seus admiradores.
José Borghi destaca que o número de famosos que se encaixam nesse perfil está aumentando e expandindo a interação entre marca e consumidor para os mais variados setores da economia. O presidente da
Mullen Lowe diz que essa atenção dada ao segmento da publicidade promovida com a utilização de influencers acontece por conta da capacidade que esses indivíduos têm para gerar envolvimento do seu público com uma ideia ou causa.
Celebridades com grande presença em redes sociais, blogueiros, vlogueiros, entre outros que compõem esse grupo de influenciadores, tem uma capacidade particular de comunicar algo aos seus seguidores como se fossem pessoas muito próximas. Isso se dá pela identificação e afinidade que uma pessoa é capaz de despertar na outra, uma forma humanizada de interação que uma marca, por ser algo intangível, não tem facilidade para alcançar, comenta José Borghi, que ainda faz questão de lembrar que a partida nesse processo é feita pelo próprio consumidor, ao buscar as publicações de seus ídolos, o que é extremamente relevante, uma vez que eles só buscam por aquilo que têm interesse.
Essa aproximação, cada vez mais importante e mais explorada, é um caminho sem volta para o mercado publicitário e para as empresas que já entenderam os benefícios que esse tipo de relacionamento pode trazer para os seus negócios. A cada momento, mais pessoas se conectam ao mundo digital, mais pessoas comuns se tornam novos influencers e ainda mais espaço se abre para a ação dos profissionais de marketing levarem suas marcas para bem próximo do seu público-alvo.