São Paulo--(
DINO - 17 jan, 2019) - A correspondente internacional da Globo Sandra Coutinho fez uma apresentação sobre a presença do Brasil na mídia internacional. A palestra aconteceu durante o Retail Executive Summit, o mais relevante evento brasileiro de varejo e consumo, realizado nos Estados Unidos, pela GS&MD.
A jornalista destacou que nem sempre o Brasil está em evidência e que os assuntos retratados pela imprensa estrangeira normalmente são política e economia e alguns outros temas, como as características do brasileiro e a preocupação com o meio ambiente, que é destacada pela imprensa americana.
'Naturalmente, nos últimos anos vem acontecendo no mundo inteiro uma grande ênfase na política. Existia uma grande curiosidade sobre o nosso processo político. A partir do momento em que ficou mais ou menos claro o rumo destas eleições, houve uma discussão enorme', contou.
Sandra falou sobre a visão que os americanos têm do presidente Bolsonaro, que é visto como o 'Trump dos trópicos', que fala o que pensa e é comprometido com uma política econômica liberal.
Ela trouxe o exemplo da revista The Economist, que é referência mundial. A primeira capa que ela mostrou é de novembro de 2009, quando a economia brasileira estava no auge, e quatro meses antes dela ir morar nos Estados Unidos. A imagem é o Cristo Redentor decolando. 'Sempre que eu conhecia alguém, a primeira frase era 'O Brasil está bombando!' e eu, lógico, ficava superorgulhosa, aqui a crise ainda estava extremamente grave', contou. A matéria falava sobre o crescimento econômico brasileiro. 'Dizia basicamente que o Brasil tinha potencial para ultrapassar a França e o Reino Unido e se tornar a quinta maior economia do mundo, todo mundo tinha essa expectativa', resumiu Sandra.
Em 2013, a revista mostrava o contrário, com o Cristo Redentor caindo na capa e a pergunta se o país havia se 'autoimplodido'. 'Nesse período houve um declínio muito grande do Brasil no noticiário americano', falou a jornalista, que explicou: 'o que a revista diz é que o país perdeu uma oportunidade, acabou não investindo em infraestrutura, não fazendo uma série de reformas que eram necessárias'.
A terceira capa da The Economist segue a sequência do Cristo Redentor, mas trata de corrupção. 'O que as pessoas reais me diziam era 'nossa, o Brasil!? O problema de vocês é a corrupção? Mas o que exatamente está acontecendo, me explica aí?' E eu respondia 'vocês têm umas três horas?' Eu posso explicar?', contou a jornalista.
Sandra também falou que o americano de forma geral tem uma boa imagem do Brasil. 'O país tem uma imagem muito positiva nos Estados Unidos. Dificilmente você conhece alguém que fala 'hã, o Brasil?' Mesmo ao falar de problemas de corrupção é sempre 'que pena que o Brasil tem problemas de corrupção', porque existe uma simpatia muito grande pelo nosso país', contou. Ela destacou é um estereótipo, mas de certa forma é positivo, porque o jeito de ser do brasileiro é uma das coisas que atraem os estrangeiros para fazer negócios no país.
Ela finalizou a apresentação ressaltando que o varejo brasileiro cresceu o dobro do americano no último ano e que este deve ser um motivo de orgulho.
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