Istambul--(
DINO - 18 ago, 2015) - (Istambul, Turquia, 18/08/2015) ? Líderes islâmicos de 20 países reunidos na Turquia lançaram hoje uma declaração global pedindo o fim do uso de combustíveis fósseis e investimentos maciços em fontes de energia renovável. A declaração segue os passos da encíclica lançada pelo Papa Francisco recentemente sobre o assunto e procura envolver especialmente os muçulmanos na discussão dos aspectos morais das mudanças climáticas.
Adotado pelos 60 participantes do Simpósio Internacional Islâmico sobre Mudanças Climáticas, que acontece esta semana em Istambul, o documento pede aos líderes políticos de todo o mundo que cheguem a um novo e forte acordo durante a Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, que vai acontecer em Paris no fim do ano. Este acordo deveria incluir a criação de uma arquitetura que sinalize o fim do uso de combustíveis fósseis com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global dentro dos limites de 2oC, conforme indicação da ONU.
A Declaração demanda o fim do uso de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo, e uma transição rápida para fontes de energia 100% renováveis. Pede, também, o aumento de apoio às comunidades vulneráveis afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas. As nações ricas e produtoras de petróleo são chamadas a parar com a emissão de gases de efeito estufa até 2050. Já os indivíduos, governos e corporações, segundo o documento, devem se comprometer com o uso de fontes de energia renováveis a fim de evitar as mudanças climáticas, reduzir a pobreza e conseguir um desenvolvimento sustentável.
O documento se baseia nos ensinamentos do Islamismo para fundamentar o apelo moral que deve guiar as pessoas de todas as confissões religiosas na luta contra a mudança climática. O texto foi redigido por um time internacional de especialistas e professores islâmicos seguindo um processo de consulta em diversos países. O documento está em harmonia com a encíclica papal "Laudato Si", lançada pelo Papa Francisco e que trata do mesmo tema e já ganhou o apoio do Conselho Pontifício de Justiça e Paz da Santa Sé.
Mais informação
O texto original da Declaração Islâmica sobre Mudança Climática Global pode ser encontrado em:
http://islamicclimatedeclaration.org/islamic-declaration-on-global-climate-change/