Releases 28/06/2017 - 18:27

Monsanto promove semana de inclusão e diversidade e discute pluralidade no ambiente corporativo


São Paulo--(DINO - 28 jun, 2017) - De 26 a 29 de junho, será realizada a I&D Week Monsanto, evento em que a companhia compartilhará com empresas de diversos setores experiências de boas práticas de inclusão e diversidade no ambiente corporativo. O evento terá sua programação multiplicada para 10 unidades da Monsanto na América do Sul, além das sedes na Argentina e São Paulo. A semana de inclusão e diversidade reunirá mais de 200 pessoas entre colaboradores e gestores da área de Recursos Humanos de diferentes empresas e abrirá a oportunidade para se discutir como é possível tornar o ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, com impacto positivo em inovação e sucesso do negócio.

"Ano a ano, a Monsanto consolida suas práticas de inclusão e diversidade tornando-se uma referência em práticas inclusivas. Temos uma estratégia bastante sólida e consistente no que diz respeito à pluralidade no ambiente corporativo e isso tem nos ajudado a evoluir muito nesta questão", explica Aline Cintra, líder da área de aquisição de talentos da Monsanto para a América Latina e uma das apoiadoras da I&D Week. Ela destaca que o evento marca a consolidação da governança de inclusão e diversidade da empresa que, atualmente, está baseada em cinco pilares principais: Aliança LGBTA, PCDs Sem Fronteiras, Mulheres 360, Raças e Gerações.

Para cada pilar, grupos de funcionários se voluntariam a serem aliados na conscientização e multiplicação das práticas de inclusão e diversidade para o restante da empresa. "Por meio desses pilares, o colaborador pode, num contexto de diferenças, expor seus pontos de vista, discutir a igualdade de oportunidades pelas minorias e, como consequência, se sentir respeitado. Trabalhamos muito na sensibilização e educação de todos os colaboradores, especialmente a liderança, buscando que estejam completamente comprometidos com os pilares de inclusão e diversidade e engajados em aplicar tais práticas", acrescenta Aline.

A vice-presidente Global de Talentos e Inclusão & Diversidade da Monsanto, Melissa Harper, detalha que por meio de um Conselho de Diversidade, a Monsanto desenvolve líderes para estimular a cultura interna de inclusão e incentivar a seleção de diversidade em todos os níveis. O comprometimento da empresa em oferecer um ambiente de trabalho global inclusivo e diversificado estende-se não apenas aos seus mais de 20.000 funcionários em todo o mundo, mas também às muitas parcerias internas e externas que a empresa mantém ativamente. Isso inclui orientação sobre diversidade para os fornecedores e treinamento sobre vieses inconscientes (unconscious bias). "A profunda compreensão e respeito pelas diferentes culturas é fundamental para uma empresa global como a Monsanto", concluiu Melissa.

Conheça os pilares de inclusão e diversidade da Monsanto:

Pilar LGBTA

A Aliança LGBTA tem foco no trabalho para inclusão e diversidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros na Monsanto. É um esforço inovador que tem colocado a empresa em destaque dentre as companhias que mais investem em igualdade no Brasil, na América Latina e no mundo. Nesse período, foram conquistados 116 aliados, ou seja, colaboradores que se voluntariaram para defender o respeito e igualdade. Eles recebem treinamento e orientações para defender colegas em situação de desrespeito, usam um crachá personalizado, onde consta, no verso, posturas esperadas nesse caso. O Pilar promove, ainda, treinamentos, eventos de benchmarking e reuniões para o auxílio ao entendimento sobre as diferenças entre gênero e opção sexual. O pilar também lançou uma cartilha que além de explicar o vocabulário LGBT, esclarece sobre a importância do entendimento que indivíduos diferentes trabalhando juntos trazem grandes inovações e melhores resultados.

Pilar Mulheres 360:
O pilar "Mulheres 360" visa promover o desenvolvimento profissional das colaboradoras por meio da divulgação de informações, experiências, palestras internas, fóruns de discussão, etc. Neste contexto, vale ressaltar que a Monsanto apresenta ações para lidar com a questão família-trabalho promovendo um ambiente profissional flexível e com líderes mais abertos a possíveis adversidades no âmbito pessoal/familiar, tanto para as mulheres quanto para os homens. O empoderamento feminino também é prioridade. O engajamento da liderança para dar atenção especial à ocupação de mulheres em posições de liderança é fundamental.

Pilar PCDs Sem Fronteira:
O PCDs Sem Fronteiras tem trabalhado com quatro premissas: comunicação e sensibilização, acessibilidade, plano de carreira e atração de pessoas com deficiências para diversos níveis. Nos treinamentos aplicados são divulgadas informações sobre o cenário brasileiro, as deficiências existentes e como lidar com cada uma delas, e ainda é realizada a sensibilização dos líderes para a contratação e gestão de PCDs. A inclusão vai muito além da cota, o que diferencia a forma como a Monsanto trata esta questão, buscando PCDs qualificados, que multipliquem experiências positivas na organização.

Pilar Gerações
O pilar Gerações entrou recentemente para a estratégia de inclusão e diversidade da Monsanto e nasce com o desafio de discutir as oportunidades que envolvem o trabalho conjunto de diversas gerações em um mesmo ambiente corporativo. O foco é promover uma convivência cada vez mais produtiva entre as gerações e impulsionar a troca de experiência e visões de mundo que cada geração carrega consigo.

Pilar Raças
Recém lançado, o pilar Étnico Racial visa impulsionar a discussão sobre diversidade racial com foco em informação, educação, consciência e ações que promovam a equidade de raças no ambiente corporativo. A Monsanto tem o desafio de refletir uma sociedade que é composta por mais de 50% de negros, através da promoção da capacitação e seleção de diferentes raças no mercado.
Website: http://www.monsanto.com.br