Releases 29/05/2020 - 10:00

A roda-gigante de Viena volta a girar!


Em momento histórico, o prefeito de Viena Michael Ludwig religou a Roda-Gigante de Viena junto com sua proprietária, Nora Lamac, enviando ao mundo uma importante mensagem: a vida e a economia estão voltando a girar.

A Roda-Gigante - símbolo de Viena e do turismo -, que vinha girando ininterruptamente desde o final da Segunda Guerra Mundial, precisou ser desligada em meados de março de 2020 pela primeira vez em 75 anos. Mas isso já é passado: hoje ao meio-dia, Nora Lamac, cuja família gerencia a Roda-Gigante há várias gerações, apertou o botão da Roda-Gigante juntamente com o prefeito de Viena Michael Ludwig, retomando o funcionamento desse marco vienense.

DECLARAÇÕES:

Michael Ludwig, prefeito de Viena:
"Em Viena, a roda voltou a girar, os hotéis reabriram suas portas e a vida está gradativamente despertando. Mais uma vez comprovamos aquilo que já há anos vem sendo indicado por diversos rankings como o Mercer e o Economist: Viena é uma metrópole funcional, segura e com qualidade de vida, plenamente capaz de lidar com situações desafiadoras".

Nora Lamac, proprietária da Roda-Gigante de Viena:
"Antes do coronavírus, a Roda-Gigante esteve em funcionamento ininterrupto por 75 anos. Se a roda não gira, é sinal de que a vida como um todo também está parada. É por isso que este é um momento muito emocionante para mim e para a minha família. Saber que hoje a roda está voltando a girar traz esperança - não apenas para mim, mas para toda a Áustria e para todos aqueles que têm passado por momentos tão difíceis nos últimos meses".

Peter Hanke, Secretário de Finanças, Economia, Digitalização e Assuntos Internacionais:
"As últimas semanas nos mostraram o quanto os efeitos do turismo são diversos na cidade e em seus habitantes. Em bons tempos, o turismo representa mais de 116 mil empregos, gerando cerca de 4 bilhões de euros e uma oferta cultural e gastronômica diversificada. Após a parada ocasionada pela pandemia, a vida em Viena está despertando novamente e estamos fazendo tudo que podemos para em breve estarmos recuperados com todas as forças!"

Norbert Kettner, diretor do Turismo de Viena:
"Atualmente, a Roda-Gigante representa, como nenhum outro ponto turístico, o recomeço da cidade. A retomada do seu funcionamento nos traz grandes esperanças! Estamos ansiosos para voltar a recepcionar em Viena, desde já, visitantes de toda a Áustria e, em um futuro próximo, também do exterior. Garantimos que mesmo agora Viena tem muito a oferecer - apesar do distanciamento e das recomendações de se evitar ao máximo o contato pessoal".

Neste link estão disponíveis fotos e vídeos da reabertura (ao final da página): https://b2b.wien.info/en/press-media-services/pressservice/2020/05/05-br/reopening-giant-ferris-wheel

EVENTO DE INAUGURAÇÃO: STREAM IN THE SKY

Já na véspera da reabertura da Roda-Gigante, artistas enviaram para o mundo virtual, em um evento de streaming on-line, uma mensagem musical de confiança e esperança direto de Viena!

Em uma plataforma feita especialmente para esse fim, foi preparado um palco no qual os artistas puderam enviar ao mundo virtual suas saudações musicais a partir de uma altura de tirar o fôlego.

O QUE ESTÁ ABERTO EM VIENA:

Já há alguns dias ou semanas estão reativados estabelecimentos comerciais, espaços gastronômicos e museus. Hoje reabrem suas portas a rede hoteleira e os estabelecimentos de lazer.

Ela volta a girar - 10 fatos sobre a Roda-Gigante

No parque Prater, um marco antigo da cidade de Viena retomou seu funcionamento habitual, voltando a dar suas calmas voltas de sempre. Atualmente, a Roda-Gigante representa, como nenhum outro ponto turístico, o recomeço da cidade. Mas você sabia que um cavalo já fez a volta completa em uma das gôndolas? A seguir, você vai conhecer dez números e fatos divertidos sobre nossa Roda-Gigante. Venha dar uma volta!

1. À manivela - sem reclamação!

Os construtores ingleses Walter Basset e Harry Hitchins construíram a Roda-Gigante de Viena de modo que, em caso de falta de energia, ela possa ser girada à manivela.

2. Do alto de 64,75 metros

No final do século XIX, as rodas gigantes eram a grande pedida mundo afora. A Roda-Gigante de Viena foi erguida no jubileu de 50 anos de reinado do Imperador Francisco José. À época de sua inauguração (21 de junho de 1897), a Roda-Gigante de Viena, do alto de seus 64,75 metros de altura, era a maior do seu tipo.

3. A Roda-Gigante "banguela"

Inicialmente, a Roda-Gigante contava com 30 gôndolas. Depois da Segunda Guerra Mundial, 15 delas foram desativadas por motivos de segurança. Com isso, tornou-se recorrente entre o povo vienense a impressão de que a roda estaria com dentes faltando.

4. 430 toneladas de beleza

Todas as peças de metal da Roda-Gigante pesam, juntas, cerca de 430 toneladas. Trata-se de uma senhora um tanto encorpada.

5. Precisa de orientação?

A Roda-Gigante é estruturada perfeitamente de acordo com os quatro pontos cardeais e gira precisamente na direção norte-sul. Por isso, ela oferece uma excelente ajuda para quem estiver em busca de referências geográficas nos seus arredores.

6. Ação!
O parque Prater e, em especial, a Roda-Gigante foram e seguem sendo locações muito recorrentes em filmes. Desde clássicos como "O terceiro homem" (1949) até o romance "Antes do amanhecer" (1995), passando por "007 - Marcado para a morte" (1987), não houve quase nenhum filme na cidade que não tenha a Roda-Gigante como protagonista.

7. Dito e feito.

E já que estamos falando de filmes: para uma cena do filme "007 - Marcado para a morte", foi erguido às pressas um restaurante ao pé da Roda-Gigante. Os vienenses acharam a ideia tão boa, que logo em seguida foi de fato inaugurado um espaço gastronômico exatamente naquele mesmo lugar.

8. Jantar com vista

Não há nada mais romântico que isso: o que você acha de um jantar suspenso à luz de velas? Na Roda-Gigante de Viena, isso não é problema. Cada novo prato é servido sempre que a gôndola volta a passar pela área de embarque, à altura do chão.

9. Dublê lendária

Em 1914, uma cavaleira artística francesa deu a volta na Roda-Gigante montada em um cavalo por conta de um filme. Hein? Que história é essa? É isso mesmo, ela estava montada em um cavalo no teto de uma gôndola. Uma verdadeira sensação - tanto naquela época quanto hoje em dia.

10. 2,7 km/h

Em Viena, conforto é palavra de ordem. É por isso que as voltas na Roda-Gigante acontecem de maneira sempre tranquila. Com uma velocidade máxima de 2,7 km/h, a volta completa levaria cerca de 4 minutos - isso, é claro, se não houvesse interrupções. Em média, a volta dura entre 12 e 15 minutos.

Oferta turística pós-coronavírus
www.wien.info/viennaopennow

Contato no Brasil: contato@berg.tur.br (Adriana Martins ou Débora Creutzberg)