Releases 08/12/2015 - 13:21

Obra apresenta agenda sobre aperfeiçoamento do mercado de capitais para crescimento sustentável do Brasil


São Paulo - SP--(DINO - 08 dez, 2015) - O livro reúne importantes pensadores e especialistas do mercado de capitais, como Aline de Menezes Santos; André Xavier; Bruno Caldas Aranha; Carlos Ratto; Cristiana Pereira; Joaquim Levy; Luciana Pires Dias; Márcio Garcia; Márcio Guedes Pereira Jr.; Maria Helena S. F. Santana; Murilo Portugal; Otavio Yazbek; Pedro Luiz Guerra e Ricardo Mizukawa, que produziram importantes textos reflexivos sobre o atual estado de arte do mercado de capitais e o que nele pode ser melhorado para ajudar no crescimento sustentável brasileiro.

Segundo, a organizadora, as bases para o funcionamento do mercado de capitais no Brasil estão construídas e são de boa qualidade. No entanto, o seu fortalecimento passa por um esforço concatenado entre governo e setor privado. A agenda de aperfeiçoamentos é exaustiva, o que não é diferente de qualquer segmento ligado à infraestrutura nacional. "Os textos dos capítulos que integram este livro abordam vários itens relevantes da agenda necessária para melhorar a infraestrutura existente e representam uma oportunidade para se conhecer aspectos importantes da discussão sobre o financiamento de longo prazo via mercado de capitais, além de possíveis caminhos para tratar de seus problemas".

O livro está organizado em dez artigos, separados em três blocos. O primeiro deles é composto por quatro textos com enfoque em diferentes aspectos ligados à regulação. O segundo bloco reúne um conjunto de temas que tem sido foco de atuação de diferentes segmentos da indústria, por representarem gargalos cujo tratamento tem o potencial de contribuir de forma importante para fortificar as bases para o desenvolvimento do mercado de capitais no País. O terceiro bloco é composto por apenas um artigo, mas foi feita a opção de não incluí-lo nos anteriores por tratar de um aspecto diferente, o qual está relacionado a questões de políticas macroeconômicas adotadas pelo governo em diferentes gestões.

Serviço

Desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil: temas para reflexão
Organização: Amarílis Prado Sardenberg
Autores: Aline de Menezes Santos;
André Xavier;
Bruno Caldas Aranha;
Carlos Ratto;
Cristiana Pereira;
Joaquim Levy;
Luciana Pires Dias;
Márcio Garcia;
Márcio Guedes Pereira Jr.;
Maria Helena S. F. Santana;
Murilo Portugal;
Otavio Yazbek;
Pedro Luiz Guerra;
Ricardo Mizukawa

Lançamento

Data: 14 de dezembro de 2015
Horário: das 19h00 às 21h30
Local: Livraria da Vila ? Shopping JK Iguatemi ? Av. Juscelino Kubitschek, 2041 ? Itaim Bibi

Ficha técnica

Origem: Nacional
Editora: Sociologia e Política
Idioma: Português
Ano: 2015
Assunto: Economia
Encadernação: Brochura
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Número de páginas: 436
ISBN: 978-85-62116-07-0
Peso: 530g

SOBRE AMARÍLIS PRADO SARDENBERG

Coordenadora do Grupo de Mercado de Capitais (desde 2014) do Núcleo Brasil de Estudos Estratégicos ? NBEE da FESPSP. Presidente do Conselho de Supervisão da BM&F-Bovespa Supervisão de Mercado ? BSM (2012 a 2014). Diretora Executiva da BM&F-Bovespa (2008 a 2012) e Diretora de Operações da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia ? CBLC (1997 a 2008). Presidente (2001 a 2003) e Membro do Conselho (2003 a 2008) da Americas" Central Securities Depository Association ? ACSDA e Presidente (2006 a 2008) e Membro do Conselho (2001 a 2010) da Central Counterpart Association ? CCP 12. Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo ? USP.

SOBRE O NBEE

Órgão orientado para o estudo, pesquisa e difusão de conhecimentos relativos ao papel do Estado no desenvolvimento do Brasil. Eixos de atuação: Organização do Estado Brasileiro, Inserção do Brasil no contexto global, Desenvolvimento Urbano, Indústria, Meio Ambiente e Energia, e Mercado de Capitais.

A forma de atuação será a partir de grupos de trabalho, eventos com debates de temas discutidos nos grupos e palestras com convidados locais e estrangeiros. Os temas gerais de atuação do NBEE são a Política Institucional, Brasil e Globalização, Projetos de Futuro e Infraestrutura e Cidades - Onde as coisas acontecem.

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 82 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

www.fespsp.org.br
Website: http://www.fespsp.org.br/inst_institucional/3/editora/a_editora