Releases 08/12/2015 - 10:58

Estudo com as notas do Enade demonstra que ensino superior privado tem qualidade e promove inclusão


São Paulo--(DINO - 08 dez, 2015) - Um estudo produzido pela Abraes (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior) utilizando as notas brutas do Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudante - revela que o setor de educação superior privada do país é capaz de formar alunos tão bons ou melhores do que a universidade pública, a um custo menor.

Os números analisados foram extraídos dos micro dados divulgados pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -, órgão responsável pelo Enade. São os dados disponíveis mais recentes e referem-se aos ciclos de 2010, 2011 e 2012.

O estudo demonstra, por exemplo, que alunos que estudam com bolsa integral do ProUni e portanto frequentam faculdades particulares têm notas médias no Enade superiores às dos alunos de universidades públicas: 49.36 no primeiro caso e 47.87 no segundo caso.

Além disso, o custo do aluno da universidade pública para o governo é muito maior do que o custo dos alunos das escolas particulares: R$ 13.996 por ano no caso das universidades públicas, contra apenas R$ 1.488 nas escola particulares.

Neste estudo foram identificados os fatores que mais impactam o resultado dos alunos no Enade entre todas as variáveis disponíveis nos micro dados divulgados pelo Inep.

Concluiu-se que a renda familiar e o maior nível de escolaridade dos pais está diretamente associado ao desempenho do estudante e que o empenho individual do aluno no estudo fora de sala de aula faz uma grande diferença, se controlados outros fatores socioeconômicos. Quanto maior a renda da família e a escolaridade dos pais, e mais dedicação, melhor o desempenho no Enade.

E mais: a escola privada recebe alunos com desempenho acadêmico e situação social muito mais desfavoráveis em relação ao aluno médio das públicas. Isso significa que o processo educacional desenvolvido nas escolas particulares precisa ser, e está sendo, muito mais eficiente para reparar esta desigualdade.

Veja a seguir infográficos com os dados compilados do Enade:
Website: http://www.anup.com.br/portal/pagina/index/id/30/secao/2