Florianópolis, SC--(
DINO - 23 jun, 2017) - Ter uma agenda médica bem organizada resulta em um consultório mais produtivo e com mais pacientes satisfeitos pelo bom atendimento. Mas como gerenciar sua agenda de pacientes e tornar a organização mais fácil, trazendo melhorias para o desempenho de sua clínica?
Se você ainda não sabe por onde começar, confira nossas 5 dicas infalíveis para gerenciar sua agenda de pacientes!
Como gerenciar a agenda de pacientes de forma organizada?
Para que sua clínica se torne uma referência em atendimento aos pacientes, é preciso colocar algumas ações em prática. Veja as principais:
1. Estime um tempo aproximado de atendimento
Cada consulta é diferente, e definir um tempo exato para cada uma é impossível. No entanto, é possível estipular um tempo aproximado que cada atendimento pode levar.
Se cada consulta leva cerca de 30 minutos, por exemplo, você pode definir um intervalo de 15 minutos entre elas. Dessa forma, você terá um tempo extra caso haja algum imprevisto e um atendimento leve mais do que o tempo estipulado sem prejudicar a agenda do próximo paciente.
2. Confirme consultas com antecedência
Pacientes faltantes podem prejudicar o andamento das consultas. Por isso, procure sempre confirmar a consulta com eles com um ou dois dias de antecedência.
Isso pode ajudar a diminuir as faltas por esquecimento ou organizar outros pacientes que podem vir a ser atendidos para preencher a lacuna dos faltantes. Mande lembretes via WhatsApp ou faça uma ligação ? o que for mais ágil.
3. Conte com a tecnologia
Deixe de lado os apontamentos, as agendas e as fichas em papel. Na era digital, esse tipo de controle está cada vez mais obsoleto, e futuramente isso não deverá mais fazer parte de empresas de saúde.
Como a tecnologia está modificando todos os processos, apostar em tecnologia é fundamental para tornar o dia a dia de sua clínica mais eficaz.
Existem ferramentas de agendamento digital que são bastante práticas. Com elas, é possível marcar e desmarcar consultas, fazer anotações, enviar notificações, personalizar datas de acordo com a disponibilidade do médico, entre outras funções. Tudo é feito de forma rápida e integrada entre profissionais de toda a clínica.
Esses softwares possuem custos relativamente acessíveis. Há versões online ? que não exigem a instalação de nenhum programa ? e versões mobile ? que geram mais autonomia para marcação de consultas de onde o paciente estiver.
4. Unifique os compromissos
Um grande erro que pode ocorrer em clínicas médicas é cada profissional cuidar da sua própria agenda, sem ter noção do andamento dos compromissos de seus colegas.
Com o passar do tempo, essas atitudes podem fazer com que haja uma perda de controle, sobrecarga de profissionais, subutilização de outros, gerando a perda de controle de seus pacientes.
Para evitar esta situação, é preciso que todas as agendas sejam unificadas, possibilitando um melhor controle e distribuição das consultas.
5. Faça um treinamento com os funcionários
Não importa qual o método que você escolheu para gerenciar a sua agenda. Seja com aplicativos, agendas digitais ou softwares de gestão, sua equipe vai precisar estar sempre bem instruída sobre como utilizar essas ferramentas. Assim, será possível lidar com imprevistos eficientemente e gerenciar o seu tempo da melhor forma possível.
Agora, mãos à obra!
Como você viu, é preciso facilitar os processos de sua clínica e do atendimento aos pacientes. Graças à tecnologia, gerenciar a agenda de pacientes já não é mais um problema hoje, e investir em soluções modernas representa um investimento que vale a pena para seu consultório.
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