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DINO - 23 nov, 2016) - Por Isaac Ezra*
Tradição norte-americana importada pelo e-commerce brasileiro nos últimos anos, a Black Friday tornou-se uma excelente oportunidade para os lojistas virtuais. A data, sempre a última sexta-feira de novembro, é reconhecida pelos grandes descontos oferecidos aos consumidores e pela movimentação financeira. Em 2016, o comércio eletrônico nacional deve movimentar R$ 2,1 bilhões, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Contudo, conquistar estes números positivos não é tão simples. O empresário precisa adotar um planejamento eficiente e se preparar a infraestrutura de sua loja para receber os consumidores. Muitos varejistas investem pesado para atrair possíveis clientes nesta data, mas por algum motivo técnico ou estratégico, poucos acabam concluindo uma compra.
O que poucos sabem é que, mesmo faltando poucos dias para a data, ainda é possível fazer os últimos ajustes para incrementar as vendas, como, por exemplo, integrando ferramentas de fácil implementação para retenção e recuperação de clientes por exemplo. Confira quatro ações que não podem faltar:
1 ? Utilize notificações em push para atrair clientes
Na web, a pessoa é rodeada de informações e campanhas de marketing de inúmeras lojas virtuais. Logo, é preciso investir em outras ações além do e-mail marketing e da mídia tradicional com ações mais diretas para convidar a pessoa a visitar o site. Uma alternativa é enviar notificações por push no navegador ou aplicativo para informar o usuário sobre descontos, promoções, novidades importantes sobre produtos compatíveis com o perfil do cliente ou outras vantagens que o varejista oferecerá na data. Também é possível informar os desistentes que podem concluir a compra com frete grátis, por exemplo. É importante ressaltar que essas ações devem ser realizadas para uma base de clientes construída previamente, durante o ano.
2 ? Fortaleça a abordagem nas redes sociais
Trazer a pessoa para o e-commerce é importante, sem dúvida, mas é preciso mantê-lo na página para concluir a compra ? o objetivo final do negócio. Alguns itens ajudam, como preços atrativos e uma navegação eficiente, mas é preciso evitar que ele saia sem comprar nenhum produto. Uma ferramenta de retargeting integrada às redes sociais, por exemplo, pode enviar avisos ao consumidor dos itens visualizados anteriormente que agora estão com desconto, no painel de notificação do Facebook, por exemplo.
3 ? Instigue o senso de urgência do consumidor
Para a Black Friday, uma tática essencial por parte do consumidor é colocar itens no carrinho para comparar os preços e condições com outras lojas virtuais. Uma alternativa eficiente para instigar o senso de urgência do consumidor é implementar um plugin que exibe a quantidade de itens em estoque, ou a quantas pessoas estão visualizando o produto naquele momento. Um item muito desejado com poucas peças em estoque tem uma chance maior de compra por impulso.
4 ? Ofereça vantagens antes que o cliente abandone
Mesmo com boas ofertas em sua loja, diante da quantidade de promoções e oportunidades em toda a Internet, ainda são grandes as chances de um consumidor deixar o site sem comprar algum item. Existem artifícios para fazer uma última tentativa para reter esse cliente e convencer a concluir uma compra no momento em que ele abandona o site, como um overlay ? espécie de pop up que surge para perguntar porque ele está deixando a página. Nesse momento é possível oferecer alguma vantagem a partir de sua resposta, como frete grátis, sugerir um item relevante ou propor novos descontos, tudo de forma automática.