São Paulo--(
DINO - 26 set, 2017) - Você já deve ter vivido o dilema de escolher entre uma e outra Instituição de Ensino para realizar uma formação, seja ela técnica ou profissionalizante.
Para casos assim,criei este conteúdo para tentar lhe ajudar a não sofrer na hora da escolha e levar também em consideração aspectos que impactarão não somente o seu aprendizado durante o curso, mas também o seu futuro.
1- Professores
Considerar quais são os professores que atuam naquela Instituição, sua formação, histórico profissional e artigos publicados são itens básicos que muitos analisam.
No entanto o que é deixado de lado muitas vezes é considerar que tais professores podem passar a fazer parte do seu networking.
Uma vez escutei uma frase que não me esqueço mais: "Pare de enfrentar seu professor e passe a ser amigo dele".
Se somos a média das 5 pessoas que mais convivemos, porque não melhorar o convívio escolhendo uma Instituição com professores que de uma forma ou de outra vão te levar para cima!?
Os títulos de especialista, mestre e doutor são também importantes pois indicam no mínimo o quanto aquele profissional se dedicou para poder ensinar o que se propõe, mas não podemos fechar os olhos e deixar de lado e não considerar que sempre há exceções as regras, que haverá bons professores que não são mestres e nem doutores. Fique atento!
2- Avaliações dos Cursos
As avaliações divulgadas pelo MEC ou até mesmo por outras empresas avaliadoras e imprensa, são sem dúvida itens que você precisa dar uma olhadinha e estar ciente.
Por outro lado, uma Instituição que está bem posicionada não garante a qualidade desejada, mas estar mal posicionada pode dizer muitas outras coisas.
Se uma Instituição não consegue se destacar perante seus concorrentes, inúmeros motivos podem justificar tais como: público-alvo, tempo e histórico do curso implantado, ou mesmo a falta de professores qualificados (item anterior que já destaquei).
Agora, estar bem posicionada pode ser uma armadilha que irá pegar quem está interessado em escolher a melhor Instituição. Vários outros fatores também precisam ser considerados e que muitas vezes é praticamente impossível saber. Mas deixo como exemplo de atenção para o tamanho da turma avaliada (seja pelo número de vagas ofertadas ou tamanho da turma avaliada - alunos que puderam fazer parte da avaliação). Acredite, existem Instituições que deixam seus alunos de "exame" pois acreditam que eles irão prejudicar a avaliação do curso se participarem!
O critério e metodologia da avaliação é amplo, e dá margem a certas "manipulações", algo infelizmente normal em nossa cultura brasileira.
De qualquer forma, reforço que é melhor estar bem posicionada do que não estar!
3- História, missão, visão e valores da Instituição
Sou defensor de que o motivo que leva uma pessoa a fazer algo é muito mais importante do que aquilo que exatamente é feito. Ou seja, porque alguém decidiu ser Advogado(a) me interessa muito mais do que o simples fato dessa pessoa ser um Advogado(a).
E assim, não penso diferente em relação as Instituições. Mais importante é porque ela existe (missão), o que quer se tornar (visão) e quais os norteadores de suas ações (valores).
Arrisco dizer que infelizmente no Brasil, considerando que algumas grandes Instituições possuem ações negociadas em bolsas de valores, corremos sempre o risco dos resultados financeiros do negócio se tornarem as principias diretrizes para torná-lo atrativo (aos sócios e investidores), podendo deixar de lado ou em segundo plano, a qualidade do ensino.
Por isso, sugiro que muito mais do que a "marca" que você está "comprando", escolha os itens que verdadeiramente você se identifica e, escolha aquilo que você crê que a Instituição pode lhe ajudar para o seu futuro.
Bom, essas são as minhas 3 dicas para te ajudar na escolha da Instituição que pretende estudar.
Sei que não é tão simples e te desejo boa sorte neste desafio, principalmente nesta nova temporada de vestibulares que logo mais se inicia!
Luis Fernando Freitas
Empresário, Consultor, Palestrante e Business Executive Coach
Website:
http://www.thinkahead.com.br