Releases 02/02/2016 - 16:40

Entenda de uma vez por todas a conversão e o funil no Google Analytics


São Paulo--(DINO - 02 fev, 2016) - Para que sua loja virtual seja um sucesso de vendas, é imprescindível que você possua total controle de campanhas, acessos e perdas de clientes dentro do Analytics, é ele quem te mostrará onde os processos falham e quais decisões são necessárias para que o desempenho atenda e supere suas metas e planejamento.

Para fazer isso, é preciso entender e acompanhar dois processos: o funil de compras e a conversão.

O funil de compra é um dos recursos que pode - e muito - auxilia-lo a entender onde os usuários saem do processo de compra. Ele mostra com precisão e clareza onde o processo de seu comércio eletrônico está falhando.

A configuração é muito simples ? basta seguir os passos no Analytics. Cada funil deve usar os parâmetros de URL de sua plataforma. Eu faço assim:

1- Categoria;
2- Detalhes do produto
3- Carrinho de compra
4- Login
5- Pagamento

Resultado mostra o pedido

Os resultados serão apresentados em formato de funil, mostrando de onde os usuários estão vindo e para onde estão indo - até mesmo se ele simplesmente fechou o navegador.

O Funil pode ser usado para medir diversos comportamentos dentro da sua loja. Podemos criar um funil para verificar como os usuários chegam à tela de cadastro; quanto tempo navega no site; etc. O processo não precisa estar necessariamente no checkout, mas num e-commerce é fundamental ter um funil que mostre como está o seu desempenho e as suas conversões.

Quando analisamos estes números, consideramos perdas entre 10% a 15% normais. É preciso acompanhar os dados, pois se a taxa de evasão for muito maior que isso, há problemas na tela monitorada. Para evitar prejuízos, é preciso, por isso, fazer testes diariamente.

Caso você tenha dúvidas na configuração de funil (de compras ou outro), recomendo que solicite ajuda para o suporte de sua plataforma.

Existem muitas formas de corrigir um gargalo no funil de compras. Muitas vezes paramos na tela de frete, onde o usuário avalia se o frete compensa ou não a compra de um determinado produto. Por isso sempre realize um benchmarking, meu conselho é avaliar cada um a cada vinte dias para entender se seus preços estão de acordo com o mercado ? e saber quando o seu concorrente está dando frete grátis, por exemplo.

Usando as metas do Google Analytics

A maioria dos donos e/ou gerentes de e-commerce não utilizam as métricas a seu favor. Sim, o mercado tem ótimas ferramentas que fazem o total controle de seu budget e gerenciamento de campanhas, mas o Analytics tem várias vantagens: é grátis e além disso possui dados comportamentais que nenhuma outra ferramenta consegue entregar.

Segundo o próprio Google, "Use metas para avaliar a frequência com que os usuários concluem ações específicas. As metas avaliam como seu site ou aplicativo atende aos seus objetivos. "

Não existem limites para criar metas no painel do Analytics. As mais importantes para o e-commerce sempre são as envolvidas com o processo de compra e cadastro dentro das lojas. Através das metas, é possível ter conhecimento total do comportamento do usuário dentro da loja.

Usando as metas, é possível entender o seu público, descobrir quais são os seus gostos musicais, programas de TV favoritos, filmes e muitas outras informações, que permitem direcionar as suas campanhas diretamente a cada público de acordo com o interesse dele, acertando em cheio o seu alvo.

Analise, veja todos os dias o seu desempenho, calcule o seu ROI, pausar e cancelar campanhas no meio das mesmas é mais normal do que você imagina.

O mais importante neste negócio é o seu capital, não deixe nas mãos de qualquer um para apenas trazer tráfego para o seu site, tráfego pode não gerar receita e uma loja que não vende é uma loja falida.

Pense bem e use o Analytics como seu Gerente de E-commerce.
Website: http://www.jetecommerce.com.br/