São Paulo--(
DINO - 06 mai, 2016) - Solicitar o atendimento de enfermeiros, médicos ou cuidadores parece uma tarefa simples em hospitais e casas de repouso bem projetadas, em que os botões de chamada estão normalmente instalados nas paredes ao lado das camas dos pacientes ou idosos. No entanto, essa tarefa pode se tornar mais complicada se o botão não estiver realmente ao alcance da pessoa que deseja solicitar o atendimento.
Para facilitar esse acesso, acaba de ser lançado o Psiu Clínica com Correntinha, um dispositivo de chamada que pode ser acionado por uma corrente de 30 cm, que fica suspensa, substituindo o tradicional botão. Com ele, o paciente ou idoso que estiver impossibilitado de se deslocar precisa apenas levantar o braço e puxar a correntinha.
"Em algumas situações, o paciente de um hospital pode estar imobilizado e, portanto, sem condições de alcançar a posição em que se encontra o botão de solicitação de atendimento. Este novo dispositivo reduz a um mínimo essa necessidade, já que a correntinha é mais fácil de ser acionada e pode ficar muito próxima à mão do paciente", explica o criador do Psiu Clínica, José Rubens Almeida. "Essa mesma necessidade ocorre nas casas de repouso, em que os idosos, mesmo não estando doentes, podem ter sérias dificuldades para realizar uma operação tão simples quando acessar e pressionar um botão instalado na parede. Afinal, além de ser mais acessível, puxar a correntinha exige menos esforço do que pressionar um botão."
O Psiu Clínica com Correntinha é o mais novo produto do sistema Psiu Clínica, que utiliza as mais avançadas tecnologias de radiotransmissão para oferecer soluções modernas e com custos que podem ser até 50% inferiores aos dos tradicionais sistemas com fio, que exigem a instalação de cabos dentro de conduites, o que ? além do custo ?, implica a desocupação temporária do ambiente.