Releases 01/06/2015 - 11:59

Assessoria de Comunicação: 5 dicas de como se destacar na web


(DINO - 01 jun, 2015) - O trabalho da assessoria de comunicação em qualquer área está relacionado a um bom planejamento de comunicação. Empresas que não investem em comunicação externa podem estar perdendo um importante caminho de desenvolvimento e divulgação. A Internet hoje é o meio mais importante de comunicação, pois favorece um contato maior e mais próximo com diferentes tipos de públicos, agregando maior valor a uma marca ou aos negócios de uma organização.

1) Informação de qualidade

A Internet possibilita que qualquer indivíduo de qualquer ponto do planeta tenha acesso rápido a informações e conteúdos que são produzidos e veiculados em tempo real. Por isso, o assessor de comunicação precisa estar conectado aos principais canais de divulgação on-line, levando em consideração que a informação trabalhada precisa ter qualidade, já que irá disputar espaço com muitos outros concorrentes.

2) Foco múltiplo

A assessoria de comunicação na web precisa ter um foco múltiplo e manter contato tanto com os principais veículos de formato tradicional, quanto com mídias alternativas, além de redes sociais. Estreitar esse relacionamento com a mídia exige uma maior profissionalização e uma formação mais especializada.

3) Conteúdos segmentados

Assim, o planejamento de comunicação na web precisa contar com uma visão estratégica do caminho da informação nas redes. O release padrão também acaba perdendo sua eficácia, e os jornalistas buscam conteúdos mais ágeis e interessantes, de acordo com a linha editorial em que atuam. Assim, cada release precisa ser personalizado e voltado para o interesse de um segmento e de um público específico. O conteúdo precisa ter agilidade, relevância e ineditismo, especialmente em um contexto em que há muitas fontes disponíveis e um excesso de informação. O repórter também está sendo pressionado pelo tempo, sobrecarregado, atuando em redações menores, e precisa encontrar assuntos que realmente chamem a atenção.

4) Ética e transparência os relacionamentos

Nesse sentido, o assessor precisa manter uma relação ética e transparente com a imprensa, garantindo que a informação veiculada tenha credibilidade e garantia de veracidade. O assessor também precisa criar relacionamento com formadores de opinião informais ou amadores. A blogosfera ocupa um papel fundamental na comunicação moderna de massa, cada vez divulgando mais informação relevante e com credibilidade. Conquistando cada dia mais visibilidade, os blogs pulverizam a informação anteriormente concentrada nos grandes portais, criando novos polos de produção e de comunicação.

5) Marketing digital e SEO

Desta forma, dentro das estratégias da assessoria de comunicação, é preciso inserir ações de marketing digital e técnicas de publicidade, da mesma forma que o assessor precisa ter noções mais aprofundadas de técnicas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization). Nesse sentido, a assessoria de comunicação online precisa caminhar em direção ao Google, com foco em ações ligadas a publicidade em blogs e em difusão de backlinks, que vão colaborar, de forma natural, para um melhor rankeamento de determinadas palavra-chaves que têm relação com uma otimização do desempenho nas buscas orgânicas. Ações de "social building" também são importantes e garantem relevância para determinada notícia nas redes sociais, trazendo mais visibilidade e credibilidade junto a uma comunidade de usuários.


Fonte: Dino