Releases 25/02/2014 - 21:12

Assuntos do momento: as megatendências que estão transformando os negócios globais


Livro inovador evoca um novo estilo de liderança e uma nova forma de estrutura organizacional

FILADELFIA--(BUSINESS WIRE)--25 de Fevereiro de 2014--Um novo livro, publicado este mês, revela as seis megatendências que estão transformando fundamentalmente o ambiente global de negócios.

O livro ilustra o impacto dramático que estas megatendências estão tendo sobre as empresas e seus mercados, culturas, sistemas e processos. A obra expõe uma visão convincente de como as empresas precisarão ser estruturadas e conduzidas no futuro.

Leadership 2030: The Six Megatrends You Need To Understand To Lead Your Company Into The Future foi escrito por dois consultores do Grupo Hay, Georg Vielmetter e Yvonne Sell, e publicado pela Amacon Books. O título é o primeiro livro de negócios a analisar as seis megatendências isoladamente e em conjunto e a explorar as suas implicações para as organizações e seus líderes.

As megatendências

Baseado em uma análise prospectiva exclusiva, Leadership 2030 (Liderança 2030, em tradução livre) aponta as seguintes megatendências que as empresas e seus líderes precisarão abordar nas próximas décadas:

  1. Globalização 2.0: A Ásia domina a economia global e uma nova classe média aparece.
  2. Crise ambiental: Sustentabilidade deixa de ser uma iniciativa da RSE (responsabilidade social empresarial) e passa a ser um imperativo fundamental para os negócios.
  3. Individualismo e pluralismo de valores: A liberdade da escolha corrói a noção de lealdade e altera radicalmente a motivação dos funcionários.
  4. Digitização: O trabalho vira móvel e os limites entre a vida pessoal e profissional tornam-se indistintos.
  5. Mudança demográfica: Populações mais velhas intensificarão a guerra de talentos.
  6. Convergência tecnológica: Poderosas novas tecnologias combinam-se para transformar diversos aspectos do dia-a-dia.
Georg Vielmetter, Chefe da Liderança e Talento do Hay Group na Europa, comenta: Esse é um tempo de mudanças. Nós queríamos ter uma compreensão clara do que exatamente está mudando, que cara o futuro terá e como os líderes de negócios precisarão se adaptar para lidar com essas mudanças.

As consequências

Os autores identificam também cinco consequências conjuntas das megatendências (reforçadores) que as empresas terão de enfrentar:

  1. Proliferação das partes interessadas: Uma multiplicação no número de interesses que os líderes precisarão considerar.
  2. Um deslocamento do poder: Deixando de pertencer aos líderes e passando para as partes interessadas.
  3. Novas práticas de trabalho: O surgimento de uma nova prática social do trabalho.
  4. Explosão de custo: Devido à escassez de talento e recursos naturais e ao uso de novas tecnologias.
  5. Eticização dos negócios: Uma demanda pelos mais altos padrões éticos por parte das empresas e seus líderes.
Os líderes do amanhã

Leadership 2030 destaca como os líderes de negócios do amanhã precisarão ser muito diferentes dos de hoje. Os estilos convencionais de liderança se mostrarão inadequados em um mundo moldado pelas megatendências.

As vastas complexidades do cenário de negócios global vão exigir aquilo que os autores chamam de líderes altrocêntricos: indivíduos cujo foco principal é sobre os outros, não sobre si mesmos, e que se veem como uma parte de um todo maior.

O livro estabelece um modelo para as habilidades e competências do líder altrocêntrico. Atributos essenciais incluem empatia, maturidade, integridade, abertura e autoconsciência; padrões éticos impecáveis; pensamento estratégico complexo e a capacidade de criar significado para os funcionários.

Georg Vielmetter commenta: A liderança tradicional, no estilo comando-e-controle, ficará aquém em face das megatendências. O futuro vai exigir um novo estilo de líder: um que compreenda instintivamente as sutilezas da liderança e saiba que não pode navegar as complexidades do ambiente empresarial sozinho.

Autonomia limitada

Líderes altrocêntricos perceberão também que novos tipos de estrutura organizacional serão necessários para permitir que suas empresas se adaptem à medida que o cenário evolui.

Uma maior complexidade exigirá gestão e coordenação mais rigorosas, ao mesmo tempo em que os funcionários irão querer mais flexibilidade e controle sobre seu trabalho e estilo de vida. Leadership 2030 , portanto, advoca que os líderes criem autonomia limitada uma autonomia delimitada por uma direção clara e limites definidos para capacitar e orientar os funcionários em um mundo digital e individualizado.

Yvonne Sell commenta: organizações normalmente têm dificuldade de promover autonomiae impor limites. Mas a autonomia limitada será a arma mais poderosa na guerra pelos talentos e um facilitador vital da inovação em um ambiente orientado pelas megatendências.

Mais informações

Para adquirir uma cópia deLeadership 2030, ou para obter mais informações sobre o livro, as megatendências e as implicações para as organizações e seus líderes, por favor, visite o micro site do Hay Group:www.haygroup.com/leadership2030.

Para agendar uma entrevista com os autores, por favor entre em contato com Mitch Kent pelo e-mail mitch.kent@haygroup.com ou pelo +1 (215) 861 2315. Alternativamente, os autores podem ser contatados diretamente pelo e-mail georg.vielmetter@haygroup.com / yvonne.sell@haygroup.com.

Sobre os autores

Georg Vielmetter chefia o serviço europeu de liderança e talento do Hay Group e é diretor regional dos escritórios de consultoria na Europa. Ele tem mestrado em sociologia, economia e psicologia e doutorado em filosofia e teoria social. Ele tem obras publicadas sobre liderança, cultura e filosofia e é um palestrante principal frequente em conferências de gestão na Europa. Você pode segui-lo no Twitter @GVielmetter e pelo LinkedIn: http://de.linkedin.com/in/georgvielmetter

Yvonne Sell é chefe do serviço de liderança e talento do Hay Group no Reino Unido e na Irlanda e membro da equipe central de liderança e talento na Europa. Ela tem doutorado em psicologia industrial e organizacional, mantém um grande interesse na investigação de práticas de liderança e publicou numerosos artigos sobre liderança. Ela é palestrante regular em conferências no Reino Unido e na Europa. Conecte-se com ela pelo LinkedIn: uk.linkedin.com/pub/yvonne-sell/12/ba9/6b9

Sobre a pesquisa das megatendências

O Hay Group conduziu extensas pesquisas e análises prospectivas em parceria com a Z_Punkt. Inicialmente, esse programa exclusivo examinou cerca de vinte megatendências, identificando aquelas com o maior impacto sobre o ambiente de negócios, as organizações e seus líderes. Os autores analisaram então os dados do Hay Group com milhares de pontos de vista de funcionários de todo o mundo sobre as práticas de liderança de suas empresas e conduziram centenas de conversas com líderes empresariais e acadêmicos sobre as megatendências. Eles também examinaram o impacto das seis megatendências em conjunto para entender completamente as consequências para os negócios. Com base nesta pesquisa exaustiva, os autores puderam identificar o que os líderes precisam fazer para que suas organizações sobrevivam e prosperem no futuro.

Sobre o Hay Group

O Hay Group é uma empresa global de consultoria de gestão de negócios, que trabalha com líderes com a finalidade de transformar estratégia em realidade. Desenvolvemos talentos, apoiamos as pessoas para serem mais eficientes e criamos um cenário para que elas se motivem para realizar o seu melhor. O nosso foco é fazer com que as mudanças ocorram e ajudar as pessoas e as organizações a compreenderem o seu potencial.

Temos mais de 3000 funcionários trabalhando em 87 escritórios em 49 países. Nossos insights são respaldados por dados robustos de mais de 125 países. Nossos clientes são dos setores privado, público e sem fins lucrativos, em todos os setores da economia e representam diversos desafios comerciais. Há quase 70 anos somos reconhecidos pela qualidade de nossas pesquisas e pelo rigor intelectual do nosso trabalho. Transformamos dados de pesquisas em insights. Oferecemos aos nossos clientes perspectivas inovadoras com relação às suas organizações e fazemos isso da maneira mais eficiente possível para alcançarmos os resultados desejados. Para mais informações, por favor, contate seu escritório local pelo www.haygroup.com. Twitter: @haygroup LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/hay-group

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Hay Group
Mitch Kent, +1-215-861-2315
www.haygroup.com