(
DINO - 15 set, 2015) - Todos os dias muitas empresas se encontram na tarefa de selecionar profissionais para novas vagas ou que substituam algum funcionário. Neste momento, começam a chegar currículos e o recrutador deve saber como fazer a seleção dos melhores para uma eventual entrevista.
"É aconselhável que o currículo do profissional apresente uma ou até duas páginas, dependendo da experiência da pessoa. O primeiro passo do recrutador é observar a organização e o armazenamento dos currículos. Uma pasta no e-mail ou até no desktop é uma boa pedida", aponta Tatiane Barros, editora do site
http://www.vagassp.com/.
Outro ponto importante é a definição do perfil do profissional que precisa para a sua vaga. A empresa deve colocar em pauta se a função exige ou não experiência, fluência em outras línguas, cursos específicos, entre outros. Com isso definido na organização, o recrutador vai verificar apenas os profissionais com aderência frente à vaga.
Após definir o perfil da pessoa que você quer em busca desta vaga, será o momento de estabelecer pontos para serem avaliados, tais como a formação acadêmica, os objetivos e trabalhos anteriores. "São essas informações que vão auxiliar ao recrutador a fazer um rápido filtro no primeiro contato com o currículo", explica Tatiane Barros, que também aponta que o site Vagas SP oferece um local para empresas cadastrarem as suas vagas à procura de novos profissionais.
Mais uma boa dica para essa seleção nos currículos é separá-los em termos de aderência. "Quando observar o currículo, o recrutador deve separar aqueles que tenham, no mínimo, 70% de aderência com a vaga que está aberta. Caso não esteja faltando algo que é essencial para o trabalho, é um currículo que pode estar apto, ao menos, para a entrevista", finaliza Tatiane Barros.
Com esses simples passos, o recrutador conseguirá selecionar os currículos com os perfis que possam atender ao que a organização precisa no momento.
Website:
http://www.vagassp.com/