Barbacena, Minas Gerais, 01 de setembro de 2015--(
DINO - 01 set, 2015) - Quando subiu uma montanha pela primeira vez, Paula Quintão não sabia ao certo se o seu corpo iria suportar o desgaste da caminhada. Mas uma das lições mais valiosas foi que um passo de cada vez todos nós conseguimos dar e que mais do que um corpo físico, é necessário um preparo emocional. "A mentalidade que temos ao longo da jornada faz toda diferença, o corpo obedece a mente", comenta a escritora que diz ter um histórico de vida bastante sendentário.
A primeira expedição de Paula Quintão foi ao Monte Roraima em 2011. A montanha fica na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana e tem acesso pela Venezuela. Uma viagem de 7 dias percorrida, anualmente, por centenas de pessoas: 3 dias até alcançar o topo da montanha, 2 dias percorrendo o topo e 2 dias voltando ao ponto de partida.
"O Monte Roraima transformou minha vida e desde lá estou a percorrer novos caminhos buscando aprender mais sobre mim mesma", conta Paula Quintão. Sua preparação física para atividades de trilha envolve principalmente exercícios de caminhada. "Não gosto muito de academia nem de carregar pesos num espaço fechado, mas gosto muito de caminhar e isso me fortalece".
A escritora acredita que quando noa colocamos fora da nossa zona de conforto acessamos partes profundas de nós mesmos e isso nos transforma em seres mais autoconscientes e com mentalidade mais fortalecida. "Vamos nos transformamos a cada passo e isso acontece porque ao caminhar vamos acessando partes de nós mesmos, por meio de reflexões, que estavam escondidas diante da correria do dia a dia e da repetição dos afazeres cotidianos", explica.
Autora do livro Para sempre um novo EU (editora Valer, 2012), baseado em sua expedição ao topo do Monte Roraima em 2011, Paula Quintão prepara a mochila com pouco mais de 10% do seu peso para peregrinar pelo Caminho de Santiago de Compostela saindo da França até alcançar o oceano em Finesterre. A peregrinação acontecerá por 40 dias, 900km.
A escritora acredita que quando nos colocamos fora da nossa zona de conforto acessamos partes profundas de nós mesmos e isso nos transforma em seres mais autoconscientes e com mentalidade mais fortalecida. "É claro que terei dificuldades, cansaços, dores físicas ao longo da travessia pelo Caminho de Santiago, mas sei também que vou curar sentimentos, transformar emoções e colher aprendizados graças a tudo o que vou viver".
Paula Quintão conta que uma das principais lições que as trilhas ensinaram foi que qualquer destino ou resultado é atingido passo após passo. E que por mais intenso e difícil que esteja o caminho, um passo a mais conseguimos dar.
Hoje Paula Quintão escreve para seu blog "Equipar Para Vencer" e sabe que uma viagem como a de 40 dias por Santiago de Compostela inevitavelmente rende um livro. "São muitas lições e aprendizados que o caminho traz, o caminho e as viagens nada mais são do que uma metáfora da própria vida e dos constantes aprendizados que vivemos", reflete a escritora.
Paula foi mãe aos 15 anos, hoje aos 31 anos é doutora em sustentabilidade. Mineira de Ouro Preto, viveu por 5 anos em Manaus. Autora de 5 livros, entre eles o "Para sempre um novo EU" (2012).
Website:
http://www.equiparparavencer.com.br