Releases 31/07/2018 - 16:38

Conectividade no Instituto Mauá de Tecnologia gera maior interação entre alunos e aumenta busca de materiais e informações via smartphones


São Paulo--(DINO - 31 jul, 2018) - Com o objetivo de modernizar e expandir o acesso wi-fi para todos os alunos, professores e visitantes, o Instituto Mauá de Tecnologia contratou os serviços da IT2B. A implementação do projeto de ampliação da rede foi iniciada em julho de 2017, no Campus de São Caetano do Sul, e contou com os recursos da tecnologia Aruba da Hewlett Packard Enterprise.

A solução Instant Ap foi escolhida para permitir o controle do access point, por meio da antena. Essa tecnologia permite controlar a rede wi-fi de forma simples e acessível, eliminando a necessidade de hardware de controladoria adicional. Ela também ajuda a distribuir funcionalidades como autenticação e configuração aos pontos de acesso (APs), e permite também o bloqueio de apps e arquivos.

Segundo o Coordenador de Infraestrutura e Suporte de TI da Mauá, João Carlos Corrêa, depois da ampliação da rede, a utilização por parte dos alunos vem crescendo cada vez mais. "Notamos um aumento significativo do número de alunos com smartphones que procuravam o wi-fi para acessar a internet e os materiais publicados pelos professores. Antes, esse acesso era feito principalmente por notebooks/laptops, porém com o avanço de performance/capacidade dos smartphones surgiu a necessidade de facilitarmos o acesso com login rápido e aumentarmos a cobertura do sinal colocando access points em cada sala de aula e laboratório nos dois Campi, São Caetano do Sul e São Paulo. "

Anteriormente, o Instituto Mauá de Tecnologia possuía apenas 32 access points, hoje com a nova rede wi-fi, esse número aumentou para 160, permitindo a utilização de mais de 1.000 usuários simultâneos na rede. Além da ampliação de alcance, duas tecnologias foram adicionadas para garantir a segurança e visibilidade, são elas AirWave e ClearPass. Com a atuação em conjunto das duas tecnologias, a Mauá conseguiu dispor de funcionalidades de segurança autônomas para conveniência do usuário final e a visibilidade granular em tempo real de cada ponto de acesso.

Sobre o impacto da Transformação Digital nas Faculdades e Universidades, João Carlos Corrêa pontua que "a Transformação Digital é inevitável e as novas gerações esperam que as IES (Instituições de Ensino Superior) estejam à frente na adoção de novas tecnologias. "

Conectividade e inclusão
A tecnologia vem avançando espaços, transformando a dinâmica da sociedade e a vida das pessoas. Além do forte impacto no mercado, no dia a dia das empresas e nas indústrias, ela também vem levantando debates no campo da Educação e ganhando grandes avanços na infraestrutura das universidades.

Além de promover aulas mais dinâmicas e atrair os alunos de forma mais efetiva, a tecnologia nas universidades adentra um campo mais complexo, a chamada inclusão educacional. Com o auxílio da Internet, muitos alunos com deficiência (seja intelectual, visual, motora ou auditiva) conseguem cada vez mais fazer parte do ambiente pedagógico por meio de tradutores simultâneos, sintetizadores de voz e materiais adaptados.

Diante disso, a rede wi-fi é o sistema central desse compartilhamento virtual, por isso muitas universidades (públicas e privadas) vêm investindo numa modernização de seus sistemas. Dados do IBGE afirmam que no Brasil 116 milhões de pessoas estão conectadas à internet, quase 64,5% da população. Desse total, o equipamento mais utilizado é o celular, presente em 97,2% dos domicílios.

Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 56 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 52 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

IT2B
A IT2B por sua vez vem ampliando seu posicionamento em Digital Transformation Services e trabalhando para apoiar seus clientes e parceiros na adaptação dessa nova realidade digital. Há mais de 15 anos no mercado e posicionada entre as 100 maiores empresas de TI do Brasil, a empresa é especialista em integrar tecnologias em diversos ambientes. Com três grandes frentes em seu portfólio IT Solutions, Smart Cities e Track & Trace, a IT2B tem destinado sua área de negócios para o desenvolvimento de soluções aderentes às novas demandas do mercado para transformação digital dos negócios dos seus clientes com inovação como diferencial competitivo. Para mais informações acesse: www.it2b.com.br

Website: http://www.it2b.com.br/