São Paulo, SP--(
DINO - 09 nov, 2016) - Um dos grandes desafios da obra do AquaRio ? Aquário Marinho do Rio de Janeiro, que será inaugurado amanhã (09), foi assegurar a impermeabilização e aumentar durabilidade dos 28 tanques, num total de 4,5 milhões de litros de água salgada. A solução especificada pela Kreimer Engenharia, que assina a construção desse que é o maior aquário da América do Sul, foram os aditivos da Penetron do Brasil. O concreto das estruturas dos tanques receberam tratamento de cristalização integral com Penetron Admix e, as juntas de concretagem, com as fitas expansivas Penebar SW55.
Produzidas pela Penetron Brasil, a tecnologia da cristalização integral tem, em sua formulação, compostos químicos que reagem com a umidade e com os produtos da hidratação do cimento, formando uma estrutura cristalina insolúvel nos poros e capilares da mistura. Com isso, o concreto se torna permanentemente selado contra a penetração de água ou de outros líquidos em qualquer direção. Como o aditivo reage com a água, qualquer fissura que venha a surgir futuramente na estrutura acaba selada. "Possíveis passagens de líquidos fazem com que o desempenho da impermeabilização melhore com o passar do tempo", destaca o engenheiro Cláudio Ourives, diretor Executivo da Penetron Brasil.
Além de dispensar sistemas de drenagem e soluções convencionais de impermeabilização, o uso do aditivo de cristalização proporciona ganho de tempo na execução da obra, já que a própria estrutura funciona como elemento de impermeabilização. A solução não gera resíduos, otimizando a funcionalidade do canteiro. Os produtos são também indicados para edificações candidatas à certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por serem isentos de composto orgânico volátil (VOC).
A tecnologia da cristalização integral e das argamassas especiais da Penetron foi amplamente utilizada em quase duas dezenas de grandes obras no Rio de Janeiro, voltadas para as Olimpíadas 2016.
Website:
http://penetron.com.br/