Releases 15/12/2015 - 10:11

Flavio Maluf traça o futuro da indústria de games no Brasil


(DINO - 15 dez, 2015) - Com o aumento crescente da venda de aparelhos de smartphones no Brasil, que alcança todas as classes sociais, e impulsionado pelo lançamento da nova geração de consoles, o mercado de games se expande com força no país. Segundo Flavio Maluf, a previsão de venda de jogos eletrônicos no mercado brasileiro deverá aumentar numa média de 13% até 2019. Apenas a Índia e a Romênia possuem previsão superior à brasileira de crescimento neste mercado. O mercado indiano de games deverá ter um aumento de 19%, enquanto o romeno possui previsão de crescimento de 14%. Esses dados tornam os três países, todos de economia emergente, donos dos mercados mais promissores para os games eletrônicos nos próximos 5 anos.

Somente em 2014 o mercado de games movimentou a impressionante quantia de 66 bilhões de dólares em todo o mundo, lembra Flavio Maluf. No entanto, o Brasil foi responsável por apenas 1,1 bilhão de dólares das vendas no mesmo ano, ficando na décima terceira colocação mundial. Na América Latina, o México possui, atualmente, a liderança no mercado de jogos eletrônicos. Enquanto em termos internacionais os Estados Unidos estão absolutos na primeira colocação, tendo eles movimentado 18,7 bilhões de dólares em 2014, lembra Flavio Maluf. Quase um terço do faturamento total da indústria de games.

Entretanto, o Brasil possui uma grande vantagem sobre os países desenvolvidos neste seguimento. Enquanto nos Estados Unidos 70% da população adulta teve algum contato com games no ano passado, esse percentual no Brasil foi de apenas 30%. Flavio Maluf cita que esta diferença é uma vantagem para o país, já que representa um grande potencial de crescimento para o mercado de jogos eletrônicos no Brasil. Com a recente alta do dólar e consequente aumento no preço dos consoles de vídeo game, especialmente os da nova geração, e também do aumento no valor dos computadores voltados para rodar jogos ? que costumam ser mais caros que os computadores convencionais ? Flavio Maluf cita que os jogos desenvolvidos para smartphones e tablets deverão representar uma grande fatia nesse crescimento estimado para o setor no mercado brasileiro.

Somente entre 2009 e 2014 a comercialização de games feitos para dispositivos móveis experimentou um aumento de 780%, muito acima da média mundial, que foi de 187% no mesmo período. Este aumento é explicado pelo maior acesso da população ao mercado de dispositivos móveis, especialmente ao de smartphones, uma vez que este tipo de aparelho pode ser encontrado em diversas faixas de preço. Flavio Maluf lembra que os celulares significam a porta de entrada para o mundo dos games para muitas pessoas, já que é através deles que grande parte das pessoas tem seu primeiro contato com os jogos eletrônicos. No mercado de entretenimento, os games eletrônicos faturam mais que a indústria do cinema e da música juntas, lembra Flavio Maluf. A venda de jogos cresce a um ritmo anual superior a 10%, acima da média de crescimento tanto do cinema quanto da indústria fonográfica. Atualmente, os cinco maiores mercados de jogos eletrônicos são os Estados Unidos, o Reino Unido, o Japão, a França e a Alemanha, respectivamente.
Website: http://flaviomaluf.com/