Releases 02/02/2017 - 11:02

Movimentos ambientais se reúnem para plantio de mudas nativas em Embu das Artes


Embu das Artes, SP--(DINO - 02 fev, 2017) - A tarde do último sábado (28) foi especial para moradores e para o meio ambiente de Embu das Artes: juntamente com representantes de três entidades ambientais ? Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE), SOS Mata Atlântica e Anjos da Mata Atlântica ? um grupo ocupou o rio Ribeirão da Ressaca, na altura da região central, para participar do projeto "Observando os Rios". Recomposição da paisagem desmatada, com o plantio de cerca de 40 árvores nativas e com coleta de lixo também fizeram parte da atividade.

O legislativo da cidade esteve representado por meio da vereadora Rosângela Santos (PT), que tem demonstrado interesse nas causas ambientais: "gostaria de parabenizar pelo trabalho, quero conhecer mais a fundo e levar para mais pessoas e comunidades", comentou.

A participação de crianças também foi outro ponto de destaque, uma vez que representam o futuro. Com curiosidade e atenção, elas ajudaram na verificação da água e também no plantio.

As mudas foram doadas por duas entidades: Anjos da Mata Atlântica, em parceria de produção com SEAE e Virada Eco; e pelo Sítio do Bello. Pertencem aos biomas Mata Atlântica e Cerrado Paulista.

A iniciativa foi promovida pela SEAE, com o intuito de minimizar os impactos ambientais que a cidade vem sofrendo pelas intervenções urbanas. Margens desmatadas, com acúmulo de resíduos, colaboraram para a ocorrência de enchentes neste mês.

OBSERVANDO OS RIOS

O projeto é realizado periodicamente, em parceria com a SOS Mata Atlântica, e faz parte do programa Rede das Águas, que desenvolveu um kit para mensurar aproximadamente 15 parâmetros que interferem na qualidade da água. Entre eles: níveis de oxigênio, fósforo, PH, odor, turbidez, presença de coliformes, bactérias, entre outros.

Os resultados são lançados no relatório "Retratos da Qualidade da Água no Brasil", publicado anualmente.

Cesar Pegoraro, da SOS, comentou que tem acompanhado Embu das Artes há cerca de 15 anos e tem "orgulho de integrar o movimento, de ver um grupo de pessoas ainda sonhadoras, ainda mobilizadas pelo bem comum, em busca da qualidade de vida social e da qualidade ambiental".

A participação no projeto é livre e tem duração média de três horas. Mais informações no site: seaembu.org.



Website: http://seaembu.org/