Releases 03/07/2015 - 05:00

Fórum Econômico de Astana de 2015: o mundo precisa de diálogo


ASTANA, Cazaquistão, 3 de julho de 2015 /PRNewswire/ -- O Fórum Econômico de Astana está entre as plataformas de diálogo com especialistas de maior prestígio do mundo. Em 2015, seguindo a tradição, o evento ocorreu na capital do Cazaquistão, a cidade de Astana, e contou com mais de 5.000 participantes de aproximadamente 100 países. Chefes de governo, grandes organizações internacionais, especialistas em economia e finanças e vencedores do prêmio Nobel discutiram as questões mais urgentes da agenda global.


Para ver o comunicado de imprensa multimedia, clique em: http://www.multivu.com/players/uk/7567851-astana-economic-forum/


Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20150514/743719


"Infraestrutura: o propulsor do crescimento econômico sustentável" foi o tema do fórum este ano e reflete as prioridades atuais da economia global. Durante os dois dias do evento, ocorreram cerca de 30 sessões de vários formatos, todas com foco nesse tema.


Kenneth Rogoff, ex-economista chefe do FMI e professor de economia da Universidade de Harvard, afirmou:


"É uma das conferências econômicas mais importantes que existem. Li sobre ela durante muitos anos, e é um privilégio finalmente poder participar. Há vários temas discutidos aqui, mas o tema de infraestrutura é aquele que interessa ao mundo todo no momento."


O primeiro-ministro do Grão-Ducado de Luxemburgo, Xavier Bettel, afirmou: "Investimentos de capital eficientes em infraestrutura são o principal gerador de crescimento econômico sustentável".


Entre as principais atividades do fórum estavam a sessão plenária, o fórum de investimento "Invista no Cazaquistão", o Fórum da Europa e da Ásia, Vetores de Desenvolvimento para a Integração da Eurásia, Recuperação da Rota da Seda e o Fórum Urbano.


Helen Clark, administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, ressaltou a contribuição significativa do Cazaquistão para o diálogo global. Ela também observou: "O Cazaquistão tem uma oportunidade enorme de criar elasticidade por meio de sua nova política econômica 'Nurly Zhol' e do plano de desenvolvimento de infraestrutura que a acompanha, revelado pelo presidente no ano passado".


Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York, chamou a atenção para várias tendências positivas e negativas que afetam a economia global no momento.


O fórum resultou na celebração de vários contratos e acordos, na assinatura de memorandos e em documentos de orientação.


O AEF de 2015 se tornou parte da história. Mas, como bem observado por Nursultan Nazarbayev, os resultados desse trabalho, de novas ideias, projetos e iniciativas apresentados aos participantes contribuirão para o bem-estar das pessoas da região. Isso criará condições que garantam a estabilidade econômica, política e social e a sustentabilidade.


Informações sobre o Fórum Econômico de Astana de 2016 serão disponibilizadas no site oficial do fórum: http://forum-astana.org/en/.


To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/forum-economico-de-astana-de-2015-o-mundo-precisa-de-dialogo-300108618.html

FONTE Astana Economic Forum