Releases 20/04/2015 - 10:26

Conheça as vantagens da Fibra Apagada para a sua empresa


(DINO - 20 abr, 2015) - Se você ainda não ouviu falar sobre fibra apagada, ou fibra escura, talvez seja a hora de saber um pouco mais a respeito. O acesso à internet por fibra óptica cresce exponencialmente todos os dias e novos clientes são adicionados a essa tecnologia de modo rápido, mas será que a infraestrutura instalada para atendê-los dará mesmo conta dessa demanda?

Antes de responder a essa pergunta, é melhor entendermos do que se trata a fibra apagada e para que exatamente ela serve. O conceito pode ser estranho para quem nunca ouviu falar, mas é extremamente simples e, na verdade, faz muito sentido quando pensamos em longo prazo, em termos da expansão e proliferação do uso da fibra óptica.

Por que apagada?

Fibras ópticas não conduzem impulsos elétricos, como outros cabeamentos, inclusive aqueles utilizados em outros tipos de conexão, como a internet de banda larga via cabo ou ADSL. As fibras conduzem luz. Contudo, quando não estão transmitindo dados, essa luz simplesmente não passa pelos cabos ? e a fibra termina apagada.

A fibra apagada é uma rede de fibras ópticas que não está, no momento, em utilização. Instalada em regiões e pronta para uso, essas fibras podem servir como "backup" para empresas que oferecem a conexão via internet para seus clientes, ou ainda mais importante, como uma reserva estratégica de capacidade para grandes saltos no número de usuários ou no tráfego.

Empresas como a Hostfiber oferecem a fibra apagada como um serviço . Outras operadoras podem recorrer a uma espécie de "aluguel" dessa estrutura, estando assim preparadas para atender novos clientes de modo quase que instantâneo, sem a necessidade de pesados investimentos infraestruturais ou mesmo de obras de colocação de cabeamento que demoram meses ou anos até serem concluídas.

Várias aplicações

Mas não é apenas para expandir a base de clientes que operadores podem utilizar a fibra apagada.

A grande demanda pela internet de fibra tem mantido a estrutura existente das principais operadoras quase que 100% utilizada. Com isso, é praticamente impossível solucionar rapidamente problemas e falhas na rede existente, o que pode levar a quedas e à suspensão temporária dos serviços.

Com a fibra apagada, essas empresas podem contar com uma garantia e uma alternativa no caso de falha de suas próprias infraestruturas, garantindo ao cliente acesso enquanto solucionam problemas e acidentes na rede principal.

Em outros casos, clientes precisam de uma largura de banda maior, porém por períodos de tempo curtos ou para a migração e envio de dados de um ponto a outro, utilizando serviços como o trânsito IP, por exemplo. Sem capacidade ociosa em fibras, fica muito difícil atender a esses saltos pontuais de fluxo de dados, mas com uma estrutura "de reserva" na fibra apagada, tal cliente pode ser atendido sem demora.

O problema das licenças

Outro problema que a fibra apagada resolve é a questão das licenças. Para instalar novas redes e ramais de fibra, não basta apenas iniciar as obras. Cada nova instalação precisa ser autorizada por órgãos como a Anatel, além de receber licenças emitidas por uma dezena de órgãos diferentes, no âmbito federal, estadual e municipal.

Com tanta papelada para resolver, projeções e planos de expansão e melhoria na rede podem demorar muito mais do que o planejado, frustrando as expectativas de grupos que desejem ampliar a base de clientes ou o padrão de seus serviços.

Com operadoras como a Hostfiber oferecendo o serviço de fibra apagada, o mercado pode se dar ao luxo de "esperar" pela emissão de licenças e autorizações, fazendo uso de uma estrutura provisória enquanto não coloca sua própria rede no ar.

Finalmente, empresas usuárias da fibra também podem desenvolver suas próprias soluções de conexão à internet e transferência de dados, como o apoio de redes de fibra que passam a ser exclusivamente utilizadas pelo seu pessoal, evitando interferências externas e garantindo a qualidade e a velocidade que precisam em seus projetos.