Releases 09/11/2015 - 04:12

Pesquisa da Gemalto revela que licenciamento de software e opções de entrega rígidos frustram o


Os fornecedores de software precisam se adaptar para atender às demandas dos
usuários corporativos, incluindo software oferecido como um serviço e
acessibilidade em vários dispositivos

AMSTERDÃ, 2015-11-09 07:00 CET (GLOBE NEWSWIRE) --
A Gemalto (Euronext NL0000400653), líder mundial em segurança digital, anunciou
hoje a publicação de seu relatório State of Software Monetization. Os
resultados da pesquisa revelam que as demandas do cliente de software
corporativo estão evoluindo, e os fornecedores de software e fabricantes de
dispositivos inteligentes precisam adotar licenciamento e técnicas de pacotes
adaptáveis para atender essas necessidades e gerar mais oportunidades de
receita.

"A maneira como o software é consumido está mudando - seja para usuários que
desejam somente alguns recursos, para usá-los em um dispositivo de sua escolha,
seja para os que desejam pagar apenas pelo que usam", disse Shlomo Weiss,
Vice-Presidente Sênior de Monetização de Software na Gemalto. "Fornecedores de
software independentes (ISVs) devem acompanhar as demandas em constante mudança
dos seus clientes. Vemos que a pirataria, a engenharia reversa e o uso indevido
deliberado e involuntário ainda são preocupações em relação à monetização para
os ISVs. No entanto, agora, mais do que nunca, oferecer software da maneira que
os clientes desejam consumi-lo é fundamental para criar uma experiência de
usuário que venda".

As expectativas dos ISVs são altas

A pesquisa revela que a grande maioria dos entrevistados (85%) consideram que
os fornecedores de software precisam adaptar-se constantemente à evolução das
necessidades do mercado. Mais especificamente, 83% dos entrevistados
corporativos disseram que o pacote de software e a acessibilidade em vários
dispositivos são extremamente importantes para eles. Além disso, quatro em cada
cinco entrevistados acreditam que o software precisa ser atemporal para ser
bem-sucedido.

Os ISVs enfrentam desafios de monetização de softwares

ISVs - incluindo fabricantes de dispositivos inteligentes - ainda consideram a
monetização do seu software desafiadora, incluindo especialmente tarefas de
back office e fiscalização de licenciamento. Somente um em cada dez ISVs
reportaram nenhum desafio em operações de licenciamento. Os principais
problemas de back office incluíram:

-- Custo de renovação e gerenciamento de licenças (87%);
-- Tempo gasto com renovação e gerenciamento de licenças (83%);
-- Tempo gasto e custo em desenvolvimento não relacionado a produtos (82%); e
-- Visibilidade limitada sobre como os produtos estão sendo usados (68%).

Os usuários de softwares corporativos estão frustrados

Os clientes de softwares corporativos expressaram sua frustração com as opções
rígidas e tradicionais de licenciamento, pacote e entrega de software. Eles
estão cada vez mais procurando entrega, uso medido e licenciamento dispositivo
agnóstico de software on-line. Somente 10% dos entrevistados corporativos
afirmaram que sua organização não enfrenta desafios com suas licenças de
software. Entre os entrevistados restantes, os principais desafios em relação
ao licenciamento incluem acordos de licença inflexíveis, longa integração do
cliente e perda de chaves de licenciamento. As principais preferências de
licença de software incluem:

-- Licenças corporativas (59%);
-- Licenças de sites (45%); e
-- Licenças para usuários simultâneos (40%).

A conformidade com o licenciamento ainda é uma preocupação

A conformidade - voluntária ou não - ainda é uma preocupação primordial entre
os ISVs. Quatro quintos dos ISVs entrevistados preocupam-se com o uso de
softwares não licenciados, contra três quartos em 2012. Entre o uso de software
não licenciado, os ISVs entrevistados disseram que suas principais preocupações
são:

-- Roubo competitivo de propriedade intelectual (59%);
-- Violações intencionais de contrato de licenciamento (56%); e
-- Pirataria de software (48%)

Ao mesmo tempo, quase metade das empresas entrevistadas admitem não cumprir um
contrato de software. Quando perguntados sobre como os ISVs melhoram seus
serviços:

-- 80% pensam que os fornecedores de software poderiam oferecer mais
transparência em torno dos processos/auditorias; e

-- 72% acham que os fornecedores de software poderiam melhorar o rastreio/as
auditorias de uso.

Vale a pena implementar soluções de monetização de software comercial

Dos usuários corporativos que implementaram uma solução de monetização de
software comercial, dois terços estavam operacionais em menos de seis meses.

Recursos:

-- Para ter acesso ao relatório completo State of Software Monetization,
clique em:

http://www2.safenet-inc.com/software-monetization-trends/docs/software-monetizat
ion-trends-report.pdf.
-- Para ter acesso ao resumo executivo da pesquisa, clique em:

http://www2.safenet-inc.com/software-monetization-trends/docs/software-monetizat
ion-trends-infographic.pdf.
-- Para obter mais informações sobre as soluções de monetização de software,
clique em:
http://www.safenet-inc.com/software-monetization-solutions/.

Demografia do relatório State of Software Monetization

O relatório State of Software Monetization inclui a opinião de 600 usuários de
softwares corporativos e de 180 fornecedores de software independentes (ISVs)
sobre as necessidades e os desafios relacionados ao licenciamento e ao pacote
de software. A Gemalto trabalhou de perto com especialistas em pesquisa de
mercado de tecnologia do Vanson Bournepara desenvolver e conduzir a pesquisa,
cujo público-alvo foram ISVs com pelo menos 10 funcionários e organizações
empresariais com 500 ou mais funcionários do DACH (Alemanha, Áustria e Suíça),
da França, do Japão, do Reino Unido e dos EUA.

Histórico das soluções de monetização de software Sentinel da Gemalto

A Gemalto, através da aquisição da SafeNet, é o fornecedor líder de mercado de
licenciamento de software e soluções de gerenciamento de titularidade para
fornecedores de software nas instalações, incorporados e baseados em nuvem.
Sentinel, da Gemalto, é a marca mais confiável na indústria de software devido
às suas soluções de monetização de software seguras, flexíveis e atemporais.

Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com
receitas anuais de ? 2,5 bilhões em 2014 e clientes de primeira linha em mais
de 180 países.

A Gemalto ajuda as pessoas a confiar umas nas outras em um mundo digital cada
vez mais conectado. Bilhões de pessoas desejam um estilo de vida melhor, com
ambientes mais inteligentes em casa, liberdade para se comunicar, viajar,
comprar, realizar operações bancárias, divertir-se e trabalhar - a qualquer
hora, em qualquer lugar - de maneiras agradáveis e seguras. Nesse ambiente
móvel e digital em rápida evolução, a Gemalto permite que as empresas e seus
gestores ofereçam uma ampla gama de serviços digitais confiáveis e convenientes
com proteção das transações financeiras, serviços móveis, nuvens públicas e
privadas, sistemas de saúde eletrônica (eHealthcare), acesso aos serviços de
governo eletrônico (eGovernment), a Internet e a Internet das Coisas e o
sistema de bilhetes eletrônicos para o transporte público.

O portfólio exclusivo de tecnologia da Gemalto - que vai desde software de
criptografia avançada incorporado em uma variedade de objetos familiares até
plataformas de autenticação para operações de apoio altamente robustas e
escaláveis, criptografia e gestão de credenciais digitais - é oferecido por
nossas equipes de prestação de serviços de alto nível. Nossos 14.000
funcionários estão distribuídos em 99 escritórios, 34 centros de personalização
e de processamento de dados e 24 centros de pesquisa e desenvolvimento de
software, localizados em 46 países.

Para obter mais informações, visite www.gemalto.com, www.justaskgemalto.com,
blog.gemalto.com, ou siga @gemalto no Twitter.

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