Releases 22/08/2018 - 11:58

Informação e conhecimento podem determinar sucesso dos negócios


Londrina, PR--(DINO - 22 ago, 2018) -
O setor de franquias tem projeção de movimentar cerca de R$ 163 bilhões, em 2018 segundo balanço parcial da Associação Brasileira de Franchising (ABF), conhecimento e colaboração faz o segmento manter um histórico de crescimento ao longo dos anos em todo mundo. 

Existem frases históricas que não perdem a validade, ao contrário, ganham cada vez mais sentido com o passar do tempo. O filósofo inglês Thomas Hobbes, por exemplo, em seu clássico “Leviatã”, disse categoricamente que “conhecimento é poder”. A mente visionária de Hobbes permite traçar um paralelo em relação ao mercado de investimentos atual. O poder, ou, o sucesso dos negócios está diretamente relacionado ao conhecimento e sua capacidade de transformar isso em resultados.

Atualmente o conhecimento assumiu um papel fundamental dentro do mercado corporativo em todos os segmentos. A empresa e os profissionais que não souberem trabalhar com informações, seja do meio externo ou interno, estão desatualizadas, obsoletas, distantes dos objetivos e, consequentemente, fadadas ao insucesso. Isso vale tanto para quem pretende abrir um novo negócio, como também para empresas já consolidadas no mercado, independente do seu histórico.

Um segmento que tem como base a transmissão de conhecimento como parte do seu modelo de negócios são as franquias. Elas conseguem mesmo em período de recessão, continuar crescendo dez vezes mais do que a própria economia. Nos EUA, por exemplo, o modelo de franquias vem sendo explorado a anos com todo seu potencial. Aqui no Brasil, o crescimento ocorre em meio a um amplo espaço de mercado. Atualmente 50% das franquias do país estão presentes em São Paulo e diversos segmentos estão apenas engatinhando.

Oito anos atrás a rede de clínicas odontológicas Oral Sin Implantes, da cidade de Londrina, decidiu apostar no segmento. Hoje a empresa se tornou a maior rede de clínicas brasileiras especializada no tratamento com implantes dentários. “Foram muitos estudos, pesquisas, conversas e a vivência do dia a dia. Tudo isso foi determinante para mudarmos o foco do nosso negócio, passando do macro para algo mais específico. Essa mudança nos fez atingir um patamar até superior do que imaginávamos, tornando o nosso modelo de negócio franqueável. Ao mesmo tempo que queríamos atender mais pacientes, também buscávamos manter a qualidade, e traçar um caminho que nos levasse a crescer”, apontou o doutor Victor Hugo Brochado, dentista, empresário e diretor de comunicação da Rede.

A Oral Sin Implantes conta hoje com quase 200 clínicas presente em todas as regiões do Brasil. São aproximadamente mais de 10 milhões de atendimentos odontológicos por ano e 10 mil implantes dentários realizados por mês. De acordo com o doutor Felipe Sapata, também dentista, empresário e diretor de expansão da marca, a Oral Sin Implantes atingiu um patamar de excelência porque soube explorar o universo das informações e do conhecimento. “O nosso compromisso é buscar sempre o melhor, seja em relação aos nossos pacientes, franqueados ou a atual situação do mercado. São horas e horas de estudos com o intuito de se especializar, ter novas ideias, mexer com criatividade e também projetar todos os riscos, para que possamos dar o passo seguinte com total segurança. Isso só é possível porque temos uma rede e uma equipe bastante forte”, destacou o doutor.

Para o diretor administrativo, Eduardo Rampazzo, também dentista e empresário, se a Oral Sin Implantes de 15 anos atrás tivesse o conhecimento que possui hoje, uma série de erros teriam sido evitados. “O sistema de franquias oferece uma série de benefícios e vantagens para quem quer crescer com velocidade e segurança. No nosso caso, quando alguém se torna franqueado da Rede, ele automaticamente adquire quase duas décadas de aprendizado”, disse.

Conforme os diretores da Oral Sin Implantes, investir em franquias é a melhor opção para quem deseja um modelo de negócio já testado e formatado, mesmo aqueles que não têm ideia de como dar o pontapé inicial. “É muito mais seguro, já tem um plano de negócio testado e validado pelo mercado, além de uma reputação adquirida ao longo do tempo, que proporciona mais rapidez na obtenção de lucros”, completou Rampazzo.   

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve crescimento de 8% da receita em 2017. O faturamento saltou de R$ 151,247 bilhões para R$ 163,319 bilhões. A tendência é que o Franchising, após passar um período recente de recuperação por conta da crise financeira do país, cresça ainda mais 2018 em virtude do reaquecimento da economia.

Embora em ascensão, Felipe Sapata alerta a necessidade de buscar informações de qual o melhor segmento e empresa investir. “Qualquer investimento empresarial exige que o empreendedor analise cuidadosamente todas as opções disponíveis no mercado. Não é obrigatório ter trabalhado na área. No entanto, é preciso ter identificação e muita força de vontade O nosso negócio não é fácil, mas quem entra focado e consciente faz a melhor escolha”, disse o diretor da Oral Sin Implantes.  

A mesma pesquisa da ABF, por exemplo, mostrou que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi o que mais cresceu. O setor registrou 12,1% de faturamento em 2017, se comparado ao ano anterior. O segundo colocado da lista foi o segmento de Hotelaria e Turismo com alta de 9,7%. Na sequência foram registrados: Serviços e Outros Negócios, 9,2%; Casa e Construção, 8,0%; Comunicação Informática e Eletrônicos, 7,8%; Moda, 7% Limpeza e Conservação, 6,2%; Alimentação, 6,0%; Serviços Educacionais, 5,6%; Serviços Automotivos, 5,1%; e, por fim, Entretenimento e Lazer, 3,7%.



Website: http://franquias.oralsin.com.br