São Paulo, SP--(
DINO - 29 jan, 2016) - A imigração italiana para o Brasil teve seu auge entre 1880 e 1930, chegando a ser o país que mais recebeu italianos, por isso, a grande influência na cultura, sotaques e principalmente na gastronomia. Do norte ao sul do país temperos e receitas misturam-se aos pratos dos brasileiros, que já tem a mania de almoçar uma bela massa aos domingos.
Em todo o Brasil, São Paulo abriga a maior comunidade italiana do país, com cerca de 32,5% da população do Estado, totalizando 13 milhões de italianos ou descendentes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informações que explicam a popularidade de bairros tradicionalmente italianos como a Mooca, Barra Funda e o Bixiga, este último, ainda conhecido pelas tradicionais festas italianas e cantinas que carregam receitas familiares e sabores de regiões distintas da Itália.
Para deixar os sabores ainda mais fieis à culinária italiana, sejam eles nas cantinas tradicionais ou nas casas de quem ama as receitas, os brasileiros contam com mais um reforço no time de sabores e riquezas italianas: os azeites extravirgem Olitalia, marca que está presente na vida dos italianos há gerações, fabricando produtos especiais e de alta qualidade.
"A Olitalia é líder de mercado na Itália, estamos em mais de 120 países e consideramos o Brasil um país muito importante para nossa operação. Não apenas pela história entre Brasil e Itália, mas também porque sabemos que podemos ampliar nossa atuação no país, já que temos muitos descendentes de italianos e pessoas de todas descendências que aprenderam a gostar da nossa culinária", explica Angelo Cremonini, presidente da Olitalia.
Se a comida é italiana, o azeite também precisa ser, só assim para que realmente seja servido um prato que carrega os sabores autênticos da Itália. Os chefs italianos preferem a linha de produtos da Olitalia, e no Brasil, renomados chefs já tem usado os produtos.
Linha de sabores regionais
Os sabores de regiões específicas podem ser encontrados em vidros de azeites extravirgem regionais I.G.P. (Indicação Geográfico Protegida) e D.O.P. (Denominação de Origem Protegida), que são produtos especiais, fabricados em regiões específicas, sob condições climáticas, de plantio, colheita e produção que são fiscalizados com rigorosas normas de qualidade que garantem a melhor especificação de produtos.
Dentro dessas especificações, a Olitalia dispõe de uma linha com cinco sabores: Toscano I.G.P., Riviera Ligure D.O.P, Umbria D.O.P, Terra Di Bari D.O.P, Val di Mazara D.O.P. Recentemente, a Olitalia realizou um evento no Brasil para apresentar um tipo especial de azeite, o Verdenso Novello, produzido com a primeira colheita da primeira safra do ano, trazendo ao país um produto extremamente exclusivo, de baixa tiragem de produção.
De acordo com Cremonini, atualmente o Brasil corresponde a apenas 5% das vendas da Olitalia no mundo. "Hoje, o Brasil consome apenas 5% da nossa produção, mas sabemos que esses números podem ser expandidos e estamos trabalhando para entregar o melhor azeite italiano aos brasileiros", destaca.