Campinas (SP)--(
DINO - 29 nov, 2017) - Com a crise e a falta de emprego, milhares de brasileiros têm recorrido à abertura do próprio negócio, enquanto muito empresários de todos os portes - do micro ao grande - repensam as suas estratégias e até o modelo de empresa para alavancar suas vendas. Porém, mais de 90% desse público decide investir sem nenhum planejamento ou estudo do mercado onde pretende atuar ou já está fixado. Esta combinação de fatores tende a levar a investimentos fracassados ou decepções com as expectativas estabelecidas sem nenhum critério ou planejamento. Pensando neste universo de candidatos ao negócio próprio e empresários sem saber para onde ir, o Grupo La torre, há três anos no mercado publicitário, comunicação e pesquisas, com mais de 150 clientes atendidos, lançou recentemente um produto para analisar o mercado e ajudar clientes na tomada de decisões de investimentos. A consulta empresarial, que já começa com uma média de dez atendimentos mensais para micro, pequeno, médio e grande empresários, além de profissionais liberais tem duração de 1h a 2h, quando é feito um diagnóstico da pessoa ou empresa, análise do mercado (com base em dados do Big Data) e um planejamento estratégico de marketing. De acordo com Thiago La Torre, presidente do Grupo, este novo serviço oferece inúmeras vantagens aos clientes. A primeira é o valor, em torno de R$ 400,00, 2% de um planejamento executado por grandes agências e empresas de consultoria do mercado. Outro ponto é o tempo de diagnóstico, levantamento de informações, planejamento estratégico e de marketing e um diagnóstico completo. "Em duas horas a pessoa sai da reunião com o cenário completo do que vai ser possível fazer e decidir se vale à pena abortar o investimento, evitando prejuízos e queima de suas reservas financeiras", explica. O executivo lembra que tempo, hoje, com o país saindo de uma grande recessão, é algo muito valioso nas tomadas de decisões. As pessoas ou empresas não podem se dar ao luxo de esperar 30 dias para receber um cenário do negócio, sob risco de perder dinheiro. "Sem a ajuda do BIG Data, ou inteligência artificial, um diagnóstico e planejamento pode levar até 30 dias para ser concluído", destaca. De acordo com La torre, ao fechar uma consulta, o primeiro passo do cliente é passar por um raciocínio analítico, onde os profissionais da agência ouvem os problemas e ideias de marketing da empresa, necessário para ajudar a entender os motivos e se é realmente um problema. Comparar com resultados de experiências passadas e definir o melhor caminho. O segundo passo é uma análise de mercado, via Big Data. "Analisamos as tendências de consumo dos últimos 10 anos por setor, produtos ou nichos, para identificar onde existe potencial de crescimento, estabilidade ou queda", explica La Torre. "Aí passamos para uma análise de mercado regional, onde levantamos demanda represada de produtos por qualquer cidade. Feito todo este levantamento, temos como saber se o negócio vai prosperar, se pode fracassar e passamos este quadro ao cliente, que vai decidir pela continuidade ou não de seu sonho de negócios". "Já tivemos casos em que a pessoa chegou empolgada, decidida a abrir um negócio, lançar um novo produto e mesmo mudar de rumo, e acabou saindo da consulta decidida e não investir naquilo que imaginava após ver as tendências do mercado, economizando mais de R$ 200 mil com ações inapropriadas para o que estava decidida", conta o executivo. O presidente do Grupo La Torre conta que este novo serviço tem tido grande aceitação por empresários que estão estagnados, empresários com muitas ideias de expansão e lançamento de novos produtos, coach e consultores para seus clientes, agências de comunicação, em busca de informações para seus clientes.