Goiânia, GO--(
DINO - 05 set, 2016) - Diariamente consumimos notícias, artigos e depoimentos encorajadores que estimulam trabalhadores a saírem de sua zona de conforto e se especializarem, caso queiram conseguir um lugar ao sol. Contudo, para hoje, me refiro não ao colaborador, que faz de tudo para se destacar no mercado de trabalho, mas para você que é empreendedor. Como vai seu negócio? O que você tem feito para torná-lo próspero? Investido em novas tendências, reciclando o maquinário, apostando em novas tecnologias?
E o que você tem feito pelas pessoas que trabalham para você? Já parou para pensar que elas podem ser as grandes responsáveis por fazer, ou não, sua empresa alavancar nos resultados? Afinal, quem liga a máquina? Quem coloca em prática as novas tendências de mercado e tecnologias? Quem fecha a venda?
Estudos já comprovaram que organizações que investem no capital intelectual de seus funcionários aumentam seus diferenciais competitivos e chegam ao topo com maior velocidade, mesmo em tempos de crise. Prova disso é um levantamento feito pela consultoria Great Place To Work (GPTW) que constatou que empresas que se preocupam com seus funcionários têm desempenho três vezes superior à média do mercado, além de apresentarem um número 40% menor na rotatividade desse quadro de colaboradores.
O que essas empresas têm de diferente? Elas entendem que manter o colaborador feliz garantirá que ele se torne cada vez mais engajado nos projetos da empresa, buscará dar o seu máximo e, consequentemente, será mais produtivo ao desempenhar sua função por sentir que seu esforço é reconhecido e valorizado.
É muito comum que empresas que se destacam, nesse sentido, invistam com frequência na qualificação de seus funcionários através de cursos In Company e ações rotineiras que demonstrem confiança no trabalho do colaborador. Nesse tipo de treinamento é possível ao trainner identificar aonde mora a falha, a dificuldade, e moldar esses profissionais para que eles assumam a melhor versão de si mesmos e estando felizes por desempenharem este papel. Afinal, quem não gosta de ser valorizado e reconhecido pelo que faz seja qual for o ambiente?
Diante desse cenário, eu te convido a rever seus conceitos enquanto empresário: qual foi a última vez que você quis ouvir de seus funcionários o que eles têm a dizer sobre sua empresa e sobre a função que desempenham dentro dela? Qual foi a última vez que você reconheceu que a experiência profissional e de vida desses funcionários poderia contribuir para que sua empresa prosperasse? Você tem valorizado o profissional que caminha ao seu lado e que leva o nome da sua empresa? Você tem depositado confiança nesse funcionário e reforçado o quão importante ele é em cada processo?
Entender que é transformando o colaborador em aliado que fará com que seu negócio prospere é que as coisas poderão tomar outros rumos no negócio. Foi-se o tempo em que profissionais se conformavam em ficar em um emprego por um salário ou por comodismo.
Cada vez mais esses profissionais investem em qualificação para conseguirem oportunidades melhores. Por que não proporcionar essas novas oportunidades dentro da sua empresa ao adotar novas práticas de conduta que valorizam o seu colaborador?
Tathiane Deândhela é especialista em Gestão do Tempo. Publicou recentemente a 2ª edição do livro "Faça o Tempo Trabalhar para Você". É palestrante, mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, fundadora do Instituto Deândhela, empresa especializada em treinamentos executivos de alta performance nas áreas de gestão do tempo, negociação com metodologia aprendida em Harvard, atendimento com metodologia aprendida na Disney e oratória.