São Paulo, SP--(
DINO - 14 abr, 2020) -
No primeiro trimestre de 2020, as empresas de
comércio eletrônico, em especial as de bens de consumo já acumulam um crescimento de mais de 100% nas vendas se comparado ao mesmo período de 2019, é o que aponta levantamento da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em parceria com o site Compre&Confie.
Conforme aponta a ABCOMMM, por não poderem funcionar durante a quarentena, vários comércios físicos estão tendo de se adaptar para sobreviver e a opção mais viável é investir no sistema delivery e entrar para o mercado de comércio eletrônico.
A pesquisa mostra ainda que produtos relacionados ao combate ao Covid-19 foram os que tiveram maior crescimento, como álcool em gel, sabonetes e máscaras, mas outros produtos não relacionados a saúde e higiene tiveram crescimento de cerca de 40%.
Outro levantamento feito pela plataforma
Nuvemshop, indica que as categorias de comidas e bebidas tiveram crescimento de cerca de 80% nas vendas, situação oposta que vivem os segmentos de serviços que tiveram uma queda por volta de 60% e o de turismo que veem enfrentando número de vendas próximas a zero desde o dia 15 de março. Outras categorias como venda de livros e produtos de educação e presentes tiveram crescimento de 50%, eletrônicos e produtos para animais de estimação com crescimento de 10% e 20% respectivamente.
Como crescer e manter sua empresa durante a pandemia
Para
Alexandre Poseddon,
especialista em estratégias para e-commerce, “o mercado eletrônico vem sofrendo uma enxurrada de novas ofertas, a grande maioria que nunca pensou em transformar a sua pequena lojinha de bairro em um mercado de vendas online e isso criou um novo cenário tanto para os profissionais de marketing como para os comerciantes que precisam entender como ganhar destaque e se manter ativo”.
Poseddon relata que recebe diariamente contatos de pequenos lojistas que desejam atender o mercado em seu entorno. São pequenas mercearias ou lojas de produtos naturais que estavam acostumados a vender para as pessoas que circulavam pelas ruas em frente ao seu comércio e agora precisam encontrar outra forma de atingir essas pessoas, ou ainda, profissionais liberais que adaptaram a prestação de serviços para atender o seu público a distância.
Para atender esse público e como forma de tentar ajudar socialmente os pequenos empresários, ele criou um modelo de consultoria em grupo de forma online e gratuita, onde profissionais que estão perdidos no que fazer, recebem orientação profissional e podem ajudar uns aos outros a vencer essa crise.
Para fazer parte da iniciativa basta entrar em contato com a agência Vixus através do e-mail
marketing@vixus.com.br, informar os dados de contato, como: e-mail, telefone e WhatsApp; em seguida, relatar brevemente o negócio. Assim que aprovado, o empreendedor será incluído em um grupo do WhatsApp onde serão agendadas as consultorias.
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Lilith M. Angel –
Redatora na Vixus Marketing, sua agência de estratégias para e-commerce, marketing e formação de marcas fortes para empresas e pessoas.Website:
http://www.vixus.com.br