Airtel, Avea, Axiata, Etisalat, Millicom, MTN, Ooredoo, Orange, Telenor, Vodafone e Zain são as primeiras a assinar o novo Código
CIDADE DO CABO, África do Sul--(
BUSINESS WIRE)--6 de Novembro de 2014--A GSMA lançou hoje um
Código de Conduta para Fornecedores de Dinheiro Móvel, que define uma série de princípios comuns de negócios para possibilitar o desenvolvimento de serviços financeiros responsáveis e seguros. As primeiras operadoras de rede móvel (MNOs) a aprovar o Código são Airtel, Avea, Axiata, Etisalat, Millicom, MTN, Ooredoo, Orange, Telenor, Vodafone e Zain. Juntos, esses grupos de MNO representam 82 implantações de dinheiro móvel operando em 51 países.
"Ao aprovar o Código de Conduta, as operadoras móveis estão demonstrando o seu compromisso em oferecer serviços seguros e confiáveis, que fortalecerão o ecossistema financeiro digital, promovendo a implementação consistente de práticas de negócios que garantam a qualidade do serviço, aumentem a satisfação do cliente, facilitem as parcerias comerciais e construam a confiança dos reguladores, disse Anne Bouverot, diretora geral da GSMA. "A GSMA incentiva vivamente todos os seus membros que ofereçam serviços de dinheiro móvel a aprovarem o Código que introduzimos hoje."
As empresas que assinaram o Código estão formalizando o seu compromisso com oito princípios que sustentam três áreas-chave de importância: solidez dos serviços; segurança da rede móvel e do canal; e o tratamento justo dos clientes. Os fornecedores que aprovam o Código se comprometem a:
- Proteger os fundos dos clientes contra o risco de perdas;
- Manter mecanismos eficazes para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo;
- Equipar e monitorar o pessoal, os agentes e as entidades que prestam serviços terceirizados para garantir que eles ofereçam serviços seguros e confiáveis;
- Garantir a prestação de serviços confiáveis com capacidade do sistema e rede suficiente;
- Tomar medidas robustas para garantir a segurança da rede móvel e do canal;
- Dar informações suficientes, com clareza e em tempo hábil, para capacitar os clientes a tomar decisões informadas;
- Desenvolver mecanismos para garantir que as reclamações sejam tratadas com eficácia e os problemas resolvidos em tempo hábil; e
- Coletar, processar e/ou transmitir dados pessoais de forma justa e segura.
A GSMA também está trabalhando com os membros e organizações especializadas no desenvolvimento de práticas empresariais recomendadas para oferecer orientações sobre como os grupos e fornecedores de dinheiro móvel a nível nacional podem efetivamente operacionalizar os princípios que fundamentam o Código. Além disso, a GSMA e os fornecedores que participam da iniciativa irão trabalhar para desenvolver um processo de autoavaliação em conjunto com um regime de certificação robusto para verificar a conformidade com o Código de Conduta.
O Código de Conduta pode ser acessado em:
www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/mobile-money-for-the-unbanked/code-of-conduct
-FIM-
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo todo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, com mais de 250 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como as organizações em setores industriais, tais como serviços financeiros, saúde, mídia, transporte e serviços de utilidade pública. A GSMA também produz eventos líderes do setor, tais como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.
Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em
www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Para a GSMA
Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.comou
Jill Hamilton
+27 826 588 831
jhamilton@webershandwick.comou
Acessoria de imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com