Unify Quadra CRT-D é a mais recente tecnologia que protege os pacientes de parada cardíaca e ajuda o coração a bombear o sangue
MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50647288&lang=pt
SÃO PAULO--(
BUSINESS WIRE)--6 de Junho de 2013--A St. Jude Medical, Inc. (NYSE:STJ), companhia global de dispositivos médicos, lança no Brasil o Unify Quadra, um desfibrilador implantável para ressincronização cardíaca (CRT-D, sigla em inglês). A St. Jude Medical é a primeira empresa com a tecnologia quadripolar no Brasil. O sistema Unify Quadra CRT-D foi desenvolvido para ter uma dupla função: proteger os pacientes contra a morte súbita do coração por arritmia e melhorar o bombeamento do sangue em pacientes com insuficiência cardíaca.

The Unify Quadra system offers physicians the ability to effectively and efficiently manage the changing pacing needs of patients with heart failure. (Photo: St. Jude Medical)
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às demandas do corpo. Isso resulta no acúmulo de líquidos em todo o organismo, o que pode levar à falta de ar, inchaço e alterações do ritmo cardíaco.
O Unify Quadra CRT-D é o primeiro dispositivo de sua categoria trazido pela St. Jude Medical para o mercado brasileiro. O sistema empregado nesse novo dispositivo permite diferentes configurações de estímulo cardíaco, oferecendo aos médicos mais opções para gerenciar complicações comuns sem a necessidade de expor o paciente a novas cirurgias para reposicionar o eletrodo do aparelho.
No Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis por 33% das mortes registradas no país a cada ano. Entre os óbitos ocorridos por causa de uma DCV, 9% são atribuídos à insuficiência cardíaca
1.
Uma nova opção para os pacientes
Até hoje, mais de 80 publicações de todo o mundo têm fornecido evidências clínicas apoiando os benefícios da tecnologia quadripolar para gerenciar complicações e permitir uma melhor eficácia clínica.
Sobre a tecnologia, Dr. Martino Martinelli Filho, Professor e Diretor da Unidade Clínica de Marcapassos do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, afirma: Com isso, vamos aumentar a eficiência do dispositivo eletrônico e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isto porque, apenas com o uso de computadores que utilizamos para programar os dispositivos eletrônicos poderemos escolher maneiras simples de eliminar, de modo seguro, sintomas desconfortáveis, até então corrigidos apenas com novo procedimento cirúrgico. Fiquei realmente impressionado com a qualidade desse novo dispositivo; o manuseio é muito fácil e acredito que a alternativa de mudança do local do músculo cardíaco a ser estimulado poderá ser muito útil também para otimizar o desempenho da própria ressincronização, melhorando ainda mais o tratamento da insuficiência cardíaca.
Dr. Roberto Costa, Professor Associado e Diretor da Unidade de Cirurgia de Marcapasso do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM-USP), que já realizou o implante do Unify Quadra CRT-D, complementa: Pacientes com insuficiência cardíaca avançada e que não respondem bem ao tratamento com medicamentos poderão se beneficiar dessa nova tecnologia, em especial aqueles que estão sob alto risco de morte súbita. A grande vantagem deste dispositivo, que associa a função de desfibrilador ao ressincronizador, é oferecer ao médico uma gama de opções para escolher o melhor ponto para ressincronizar o coração.
Como funciona o Unify Quadra CRT-D
Devido à sua tecnologia exclusiva, o Unify Quadra CRT-D funciona com eletrodo Quartet para seio coronário, o qual oferece um sistema de estimulação quadripolar que ajuda os médicos a gerir de forma eficiente as alterações de impulsos necessárias a cada paciente com insuficiência cardíaca. Os dispositivos convencionais funcionam com dois ou menos eletrodos, permitindo menos opções de gerenciamento do tratamento. Além disso, a nova tecnologia traz flexibilidade para que as estimulações cheguem ainda mais perto da base do ventrículo esquerdo, o que proporciona resultados ainda melhores para os pacientes em comparação aos dispositivos tradicionais com dois eletrodos. O fato de o Unify Quadra CRT-D possuir quatro eletrodos também proporciona aos médicos evitar os tipos mais comuns de complicações.
Devido às diferenças na anatomia de cada paciente, ou resultados que só podem ser conferidos após o procedimento ser concluído, muitas complicações podem ser identificadas depois da colocação do eletrodo de um dispositivo CRT-D. Um exemplo de problema de estimulação é a necessidade de um impulso de maior energia para estimular o coração, o que pode levar ao término da bateria do dispositivo em um curto período de tempo. Outra complicação é o estímulo involuntário do diafragma pela estimulação do nervo frênico, que provoca soluço crônico, uma situação muito desconfortável para o paciente. O eletrodo quadripolar Quartet ajuda a evitar estes problemas, proporcionando aos médicos mais opções para escolher outros tipos de estimulação sem a necessidade de uma nova cirurgia.
Visto que os médicos podem ajustar os locais da estimulação de forma não invasiva, o Unify Quadra CRT-D tem o potencial de reduzir os riscos dos pacientes necessitarem de várias cirurgias. Isso é importante porque algumas complicações como a estimulação diafragmática ou do nervo frênico variam de acordo com a posição em que se encontra o corpo e pode somente ficar evidente após o paciente deixar o hospital. Um em cada 10 pacientes que recebem um sistema CRT desenvolve complicações que podem exigir uma cirurgia adicional.
"O lançamento do Unify Quadra CRT-D no Brasil reflete o compromisso contínuo da St. Jude Medical com o lançamento das tecnologias mais inovadoras no país", afirma Kurt Kaninski, Gerente Geral da St. Jude Medical Brasil. "Com base em experiências positivas de implantes com o Unify Quadra CRT-D e diversas pesquisas publicadas, a estimulação quadripolar está se tornando o novo padrão no cuidado ao paciente que necessita da terapia de ressincronização cardíaca devido aos importantes resultados clínicos e benefícios econômicos ao sistema de saúde, complementa o executivo.
Referências:
1 Fonte: Organização Mundial da Saúde - http://www.who.int/nmh/countries/bra_en.pdf
Sobre a St. Jude Medical
A St. Jude Medical desenvolve tecnologias médicas e serviços que buscam colocar mais controle nas mãos dos especialistas que tratam pacientes cardíacos, neurológicos e com dores crônicas mundialmente. A empresa é dedicada a promover a prática da medicina reduzindo os riscos, sempre que possível, e contribuir para resultados positivos para cada paciente. A St. Jude Medical está sediada em St. Paul, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, e tem duas divisões de negócios: Sistemas Eletrônicos Implantáveis, que contempla as soluções nas áreas de gerenciamento do ritmo cardíaco e neuromodulação; e Tecnologias de Ablação e Cardiovascular, que oferece soluções nas áreas de fibrilação atrial, doenças vasculares e coração estrutural. Para obter mais informações, por favor, visite
br.sjm.com ou
www.sjm.com.
Galeria de Fotos/Multimídia disponível em: http://www.businesswire.com/multimedia/home/20130606005169/pt/
St. Jude Medical, Inc.
Marisa Bluestone
Media Relations
Tel +1 651 756 6739
mbluestone@sjm.comou
Regina
Brazil Contact
Tel (55 11) 3094-2245
regina.ielpo@bm.com