Releases 29/08/2018 - 11:28

Com consumo sustentável, empresas propiciam compensação de CO2 e preservação da Floresta Amazônica


Cuiabá, MT--(DINO - 29 ago, 2018) -
Na última Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática ( COP 23 ), realizada em novembro de 2017, em Bonn, na Alemanha, os diversos países participantes chegaram à conclusão de que somente os governos atuando isoladamente podem não atingir as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa estipuladas junto à ONU, no Acordo de Paris.

A participação de cada cidadão individualmente, empresas e instituições públicas e privadas passa a ser imprescindível e de fundamental importância para se buscar chegar mais perto das metas mundiais.

Hoje, com o crescente espaço na mídia mundial que o assunto “sustentabilidade” tem alcançado, cada vez mais cidadãos comuns, urbanos, se sentem incomodados com as emissões irrefreáveis de CO2 na atmosfera e buscam formas de ajudar, sem que tenha de mudar o dia a dia de suas vidas para isso.

As empresas e instituições públicas e privadas passaram a prestar mais atenção a esse fenômeno e entender que elas também possuem um papel a cumprir nessa empreitada. Se existem pessoas que tomam decisões de consumo e a cada dia levam mais em conta os aspectos de sustentabilidade, elas podem valorizar e reconhecer esforços empresariais visando agregar ou “embarcar” sustentabilidade nos produtos e serviços vendidos.

Entendendo isso e vislumbrando um mercado global, a empresa FOREST FRIEND  propõe algo inédito no mercado mundial: Um Programa de Sustentabilidade Empresarial que propõe o fracionamento do Crédito de Floresta, que é um ativo ambiental oriundo da preservação da Floresta Amazônica, em partes a partir de 10Kgs, embarcando essas minúsculas frações, em produtos e serviços comercializados, visando o mercado de varejo. Com isso, a medida que um consumidor efetua uma compra em uma empresa participante do programa de sustentabilidade, ajuda a compensar suas emissões de CO2 e a preservar a Floresta Amazônica.

Assim, o FOREST FRIEND firma parcerias com empresas que queiram ter uma atuação mais sustentável, oferecendo, a seus clientes, produtos que ajudam a preservar a Floresta Amazônica. Os valores advindos dessa comercialização são compartilhados, remunerando toda a cadeia produtiva, principalmente os proprietários de terra, e incluindo o parceiro de varejo. Com a parte que lhe cabe, o FOREST FRIEND fornece os Créditos de Floresta necessários para compensar emissões de CO2 da operação comercial, de serviço ou industrial. 

Os Créditos de Floresta são ativos ambientais gerados pelo Programa Brasil Mata Viva (compensaram as emissões das Olimpíadas Rio 2016) que remuneram os proprietários das áreas de floresta nativa participantes do programa, pelo serviço de preservação que eles prestam. Esse conceito é preconizado pela ONU e chama-se PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

Os Créditos de Floresta são inventariados e certificados por meio de protocolos internacionais. Entidades acadêmicas como FEPAF / UNESP, entidades certificadoras nacionais como ICQ Brasil e EOD´s (Entidades Operacionais designadas pela ONU) como a TUV Rheinland dão credibilidade e tornam o Crédito de Floresta um ativo Premium internacionalmente.

A Biológica Farmácias de Manipulação é um exemplo de empresa que “embarcou” as frações dos Créditos de Floresta em seus produtos manipulados, e todos os seus clientes ajudam a compensar as emissões das lojas da rede, ao efetuarem suas compras. A materialização desse Programa se dá na adesão de um Selo de Sustentabilidade nos frascos dos produtos comercializados. Esses Selos contêm um QR Code que leva o cliente a uma plataforma onde são vistos todos os certificados de aposentadoria dos Créditos de Floresta adquiridos e, a partir deles, pode-se conferir fotos e informações sobre as fazendas e florestas que estão sendo preservadas.

A Best Intercâmbio também compensa emissões dos intercambistas que viajam para o exterior. As Faculdades e escolas receberam uma palestra explicando as razões e os detalhes do Programa de Sustentabilidade. “Foi com bastante surpresa que as escolas de diversos países receberam as informações que nossos intercambistas haviam limpado suas pegadas de carbono. Nunca tinham visto isso acontecer antes. Foi bem marcante e um grande diferencial para nossa empresa. Ficamos tão entusiasmados que inscrevemos o Programa em um prêmio nacional de sustentabilidade promovido pela BRAZTOA”, citou o diretor da Best Intercâmbio, Gavur Kirst.

A parceria também pode ser destinada a compensar o consumo do produto ou serviço comercializado, promovendo o conceito de "consumo sustentável". Isso passa a ser um diferencial das empresas parceiras na medida que demonstram e dão o exemplo de responsabilidade ambiental e preocupação com o nosso planeta.

Além disso, as empresas, através do exemplo de sua atuação responsável, servem  como agentes multiplicadores da preocupação  com a preservação da Floresta Amazônica junto a seus clientes e fornecedores.

Dessa forma, muitas pessoas e empresas que se sentem sensibilizadas com a necessidade de preservação da Floresta Amazônica, podem participar de forma efetiva, sem mudar suas vidas ou tomar decisões diferentes das que já tomam hoje.

?O FOREST FRIEND inspira as pessoas a fazerem sua parte na conservação do Planeta, sem depender de governos ou ONG´s.



Website: http://www.forestfriend.com.br